Estamos nas Redes

Amazonas

Joe Biden visita Manaus e sobrevoa Amazônia em visita histórica

Publicado

on

Foto: Diego Peres | Secom | Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, desembarcou em Manaus neste domingo (17), marcando uma visita inédita de um chefe de Estado americano em exercício à região amazônica. Ele estava acompanhado da filha Ashley, da neta Natalie e da porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, de acordo com a agência de notícias AFP.

Duas aeronaves do governo americano pousaram no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na capital amazonense, no início da tarde. O Air Force One, que transportava Biden, aterrissou às 13h30 (horário de Brasília), após decolar de Lima, no Peru.

Logo após o desembarque, o presidente embarcou em um helicóptero VH-60N White Hawk para realizar um sobrevoo pela região, acompanhado por seis aeronaves da Força Aérea Americana para escolta. Biden sobrevoou pontos icônicos, como o Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões, a Reserva Florestal Adolpho Ducke e o Museu da Amazônia (Musa).

Foto: Samires Coelho / O Chefão da Notícia

Por volta das 15h20, Biden chegou ao Musa, acompanhado pela pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Camila Ribas, e por Peter Fernandez, CEO da Mombak, empresa de créditos de carbono. No local, ele realizou uma trilha pela vegetação nativa e se encontrou com lideranças indígenas dos povos Kokama, Xerente e Wapichana, embaixo de uma Sumaúma — a maior árvore da Amazônia, que pode atingir até 50 metros de altura.

Em seu discurso no Museu da Amazônia, Biden anunciou um aporte de US$ 50 milhões ao Fundo Amazônia e o lançamento de uma coalizão que pretende mobilizar US$ 10 bilhões até 2030 para a restauração e proteção de 20 mil milhas quadradas de terras. O presidente destacou a importância da luta contra a mudança climática, ressaltando que não é necessário escolher entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental.

“A luta contra a mudança climática tem sido uma prioridade do meu mandato. Podemos, sim, proteger o meio ambiente e fortalecer a economia ao mesmo tempo”, declarou Biden.

Biden foi recebido pela embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Bagley, pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, e pelo prefeito de Manaus, David Almeida. O renomado climatologista brasileiro Carlos Nobre, especialista nos efeitos das mudanças climáticas na Amazônia, também acompanhou a visita.

Publicidade

Facebook