Mundo
Netanyahu se reúne com Trump na próxima semana durante visita aos Estados Unidos
Primeiro-ministro israelense também participará de homenagem ao senador Lindsey Graham; Zelensky deverá cumprir agenda separada com o presidente norte-americano

O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, viajará aos Estados Unidos na próxima segunda-feira (27) para uma reunião com o presidente Donald Trump na Casa Branca. O encontro está marcado para terça-feira (28), conforme informou o gabinete do governo israelense.
Além da agenda oficial com Trump, Netanyahu participará da cerimônia em memória do senador norte-americano Lindsey Graham, que morreu no início deste mês, aos 71 anos. O parlamentar era considerado um aliado de Israel.
Desde o retorno de Donald Trump à Presidência dos Estados Unidos, em 2025, os dois líderes já realizaram seis encontros oficiais. Netanyahu já declarou, em ocasiões anteriores, que considera Trump “o melhor amigo” que Israel teve na Casa Branca.
Também está prevista para terça-feira uma reunião entre Trump e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Até o momento, não há indicação de que os encontros integrem uma mesma agenda, nem confirmação de participação do líder ucraniano na cerimônia em homenagem a Graham.
Na quarta-feira (22), Zelensky informou que conversou com o enviado especial dos Estados Unidos, Steve Witkoff, e com Jared Kushner, genro do presidente norte-americano. Segundo o presidente ucraniano, o contato teve como objetivo discutir alternativas para retomar as negociações de paz com a Rússia.
As tratativas mediadas pelos Estados Unidos ainda não apresentaram avanços concretos. Segundo informações divulgadas pela imprensa internacional, parte da atenção da diplomacia norte-americana foi direcionada recentemente ao conflito envolvendo o Irã, o que impactou o ritmo das negociações relacionadas à guerra na Ucrânia.