Amazonas
Chico Preto é o único pré-candidato ao senado a comparecer à audiência sobre a BR-319
Com o objetivo de ouvir a comunidade do Amazonas a respeito das obras de pavimentação na BR-319/AM, uma série de audiências públicas está sendo realizada em Manaus por iniciativa do DNIT e do Ibama. A iniciativa, no entanto, passou despercebida por políticos com mandato e pelos principais pré-candidatos ao senado federal – dentre eles, apenas o ex-deputado Chico Preto (sem partido) esteve presente.
Além da pavimentação no denominado “Trecho do Meio” da estrada, que intercepta os municípios de Beruri, Borba, Tapauá, Canutama, Manicoré e Humaitá, estiveram em pauta os serviços de Obras de Arte Especiais (OAE). Isso significa também a possibilidade de construções de pontes, túneis, viadutos, passarelas e estruturas de contenção que integram a malha rodoviária federal que liga Manaus à Porto Velho (RO).
A ausência de autoridades também foi questionada por Chico Preto. “Por meio das audiências públicas, a sociedade tem a oportunidade de conhecer o projeto e apresentar sugestões. Quem tem interesse em contribuir com desenvolvimento da nossa economia deveria estar aqui fazendo o seu papel”.
Segundo o ex-deputado, o interesse pelo assunto é inerente ao desenvolvimento da região, que beneficiaria não apenas o escoamento da produção dos municípios do Amazonas, como também o barateamento dos produtos comercializados com outros estados, através do frete mais barato. “Não entendo a necessidade do licenciamento ambiental de uma estrada que já foi inaugurada. O que precisamos discutir agora é como melhorar o trecho para que não haja mais prejuízos para quem depende da rodovia”, finalizou.