Polícia
Receita Federal apreende mais de 16 kg de drogas em operação no Aeroporto de Manaus
Foto: Divulgação
Uma operação de combate ao contrabando e descaminho realizada pela Receita Federal no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE) e no Terminal de Carga do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes (TECA) resultou na apreensão de 16,26 quilos de drogas e 210 comprimidos de ecstasy.
A ação ocorreu na segunda-feira (24) e, segundo a Receita Federal, após análise de risco, diversas encomendas foram selecionadas para fiscalização não invasiva. Os volumes suspeitos passaram pelo escâner e pela inspeção do cão farejador Argos, que indicou a presença de substâncias ilícitas.
Durante a inspeção, foram encontrados 13,756 quilos de pasta base de cocaína em uma encomenda enviada de Tabatinga (AM) para Icoaraci (PA), além de outros 503 gramas da mesma substância com destino a Santana (AP). Também foram apreendidos 210 comprimidos de ecstasy, enviados de Niterói (RJ) para Manaus.
No Terminal de Carga, a operação contou com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) e seu cão farejador, Bolth. Durante a inspeção no raio-X, os cães identificaram uma caixa contendo 48 frascos de guaraná em pó destinados a Florianópolis (SC). Após a abertura, os agentes encontraram 24 frascos contendo skunk, totalizando 2,51 quilos da droga.
A Alfândega do Aeroporto de Manaus reforça que ações de fiscalização e controle aduaneiro visam impedir a circulação de produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente, além de combater crimes como sonegação de impostos, concorrência desleal e desemprego. A Receita Federal alerta ainda que o contrabando e descaminho, muitas vezes considerados crimes menores, estão diretamente ligados ao crime organizado que opera nas fronteiras do país.