Mundo
Biden e Netanyahu discutem tensões com o Irã em meio a escalada de conflitos no Oriente Médio

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, tiveram uma conversa telefônica de 30 minutos nesta quarta-feira, em meio a crescentes tensões com o Irã. O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, afirmou que um ataque israelense contra o Irã seria “letal, preciso e surpreendente”.
Este telefonema, o primeiro entre os dois líderes desde agosto, ocorreu durante uma escalada do conflito entre Israel, o Hezbollah no Líbano – apoiado pelo Irã – e sem sinais de um cessar-fogo iminente para encerrar a guerra de Israel contra o Hamas, também apoiado por Teerã, em Gaza.
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, descreveu a ligação como “direta e muito produtiva”, embora tenha reconhecido que Biden e Netanyahu têm divergências. O Oriente Médio está em alerta após um ataque com mísseis do Irã contra Israel, ocorrido na semana passada, em retaliação às operações militares israelenses no Líbano. O ataque iraniano não resultou em mortes.
Yoav Gallant, em um vídeo divulgado por seu gabinete, afirmou que Israel responderá a qualquer agressão com força devastadora. “Quem nos atacar será ferido e pagará um preço. Nosso ataque será letal, preciso e surpreendente”, disse Gallant, referindo-se ao fracasso do ataque iraniano de 1º de outubro.
Netanyahu prometeu que o Irã pagará pelo ataque com mísseis, enquanto Teerã advertiu que qualquer retaliação israelense resultaria em “grande destruição”, intensificando os temores de um conflito mais amplo na região, o que poderia atrair os Estados Unidos.
Washington, por sua vez, expressou apoio às ações de Israel contra alvos ligados ao Irã, como o Hezbollah e o Hamas, mas vem tentando conter a expansão do conflito e intermediar um cessar-fogo em Gaza, sem sucesso até o momento.
As relações entre Biden e Netanyahu têm sido tensas, marcadas pela forma como Israel tem conduzido a guerra em Gaza e o conflito com o Hezbollah. Segundo fontes, Biden chegou a criticar abertamente Netanyahu, questionando a estratégia do líder israelense em momentos críticos da guerra. No livro “War” (Guerra), que será lançado na próxima semana, o jornalista Bob Woodward revela que Biden expressou frustração com Netanyahu durante conversas privadas, utilizando linguagem direta e incisiva.
O ministro Yoav Gallant, que havia planejado uma visita ao Pentágono, cancelou o encontro a pedido de Netanyahu, após a conversa com Biden. Autoridades americanas têm sido surpreendidas por algumas das ações israelenses, como a morte do líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, em uma operação não confirmada por Israel, e a destruição de equipamentos de comunicação do grupo no Líbano.
Israel ainda não compartilhou detalhes de seus planos de retaliação ao ataque iraniano, o que tem gerado preocupações em Washington. Na semana passada, Biden comentou que consideraria alternativas, como ataques a campos de petróleo iranianos, caso estivesse no lugar de Israel, mas indicou que não apoiaria um ataque direto às instalações nucleares do Irã.