Estamos nas Redes

Brasil

Trump Media e Rumble processam Alexandre de Moraes nos EUA

Publicado

on

O ministro determinou a suspensão da plataforma de vídeo

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Trump Media & Technology Group, do presidente Donald Trump, e a plataforma de vídeos Rumble entraram com uma ação judicial contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes em um tribunal dos Estados Unidos. O processo alega censura ilegal e violação da soberania americana, da Constituição e das leis dos EUA.

A iniciativa ocorreu após Moraes determinar, na sexta-feira (21), a suspensão da Rumble no Brasil até que a empresa cumprisse decisões judiciais. O ministro também ordenou que a plataforma nomeasse um representante legal no país, conforme exigido pela legislação brasileira, sob pena de suspensão imediata.

Em resposta, o CEO da Rumble, Chris Pavlovski, declarou no X (antigo Twitter) ter recebido uma nova ordem judicial sigilosa e classificou a decisão como ilegal. “Oi @alexandre. Recebemos outra ordem ilegal e secreta da noite passada que exige que a cumpramos até amanhã à noite. Você não tem autoridade sobre a Rumble aqui nos EUA, a menos que passe pelo governo dos EUA. Repito: vejo você no tribunal”, escreveu Pavlovski.

A disputa ressalta o embate entre a regulamentação brasileira e plataformas digitais estrangeiras, levantando questões sobre liberdade de expressão e jurisdição internacional.