Amazonas
Número de casos de varíola dos macacos aumenta para 19 no Amazonas
Novos casos tratam-se de três homens, na faixa etária de 20 a 30 anos, e que moram em Manaus.

O estado do Amazonas registrou nesta sexta-feira (26), mais três casos da varíola dos macacos, ou Monkeypox, totalizando 19 casos da doença. Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), os novos casos tratam-se de três homens, na faixa etária de 20 a 30 anos que moram em Manaus.
De acordo com a Fundação, eles apresentaram os primeiros sintomas no período de 22 a 10 de agosto, e tiveram febre, erupções cutâneas (vermelhidão ou alteração na textura da pele como caroços e inchaço) fraqueza, dentre outros sintomas.
Os três pacientes estão sendo monitorados pelo órgão, mas não precisam serem internados.
Dos 19 casos, 18 são pacientes do sexo masculino e uma do sexo feminino, com idade média de idade de 29 anos.
A FVS orienta que para prevenir a infecção da Monkeypox é necessário:
- Os casos suspeitos de Monkeypox devem utilizar máscara e roupas cobrindo as lesões;
- Evitar parcerias sexuais anônimas;
- No caso do aparecimento de lesões características de Monkeypox, ou diagnóstico confirmado, comunicar as suas parcerias sexuais dos últimos 21 dias, para realização de autoexame;
- Higienizar as mãos frequentemente;
- Não compartilhar alimentos, objetos de uso pessoal, talheres, roupas ou roupas de cama;
- Buscar um serviço de saúde nos casos de aparecimento de lesões (bolhas) ou feridas.
