Amazonas
Justiça converte em preventiva prisão de motorista que atropelou cinco corredores em Manaus
Com alto teor alcoólico no sangue, motorista invadiu percurso e deixou cinco atletas feridos — um deles teve morte cerebral.
O Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) decidiu, na última sexta-feira (2), transformar a prisão temporária de Alef Jardel Oliveira Valente, de 30 anos, em prisão preventiva. A medida foi tomada ao final da audiência de custódia realizada no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, localizado no bairro São Francisco, zona Centro-Sul de Manaus.
Alef é acusado de atropelar cinco participantes de uma corrida de rua realizada na manhã de quinta-feira (1º), no bairro Ponta Negra, zona Oeste da capital. O incidente ocorreu por volta das 5h30, quando o suspeito, ao volante de um veículo modelo Corsa, cor preta, de placas NOX-5240, invadiu o percurso do evento esportivo e atingiu os atletas.
Segundo a polícia, o motorista apresentava sinais de embriaguez e foi submetido ao teste do bafômetro, que apontou uma concentração de 0,64 mg/L de álcool no sangue — quase o dobro do permitido por lei, que é de 0,33 mg/L.
Entre as vítimas, Emanoel da Costa Fernandes, de 26 anos, e Naldomar Daniel de Souza, de 33 anos, foram socorridos e encaminhados ao Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado, na zona Leste da cidade. Emanoel teve morte cerebral confirmada na manhã de sexta-feira (2). Já o estado de saúde de Naldomar não foi atualizado até o momento.
As outras três vítimas — André Luiz Fonseca, 41 anos; Raimar Pinho de Souza, 39 anos; e Cristiano Rodrigues, 45 anos — foram levadas para o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, situado no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul. Eles também foram internados em estado grave, e não há novas informações sobre suas condições clínicas.
O caso está sob investigação do 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP). Com a conversão da prisão para o regime preventivo, Alef Jardel deverá ser transferido para o Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), onde ficará à disposição da Justiça.