Estamos nas Redes

Amazonas

Hemoam convoca doadores para reabastecer estoque de sangue O+ e garantir atendimento médico

Publicado

on

(Foto: Rafael Marques/Leonardo Mota/Hemoam)

Nos últimos dias, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) enfrentou uma significativa diminuição no número de doadores que procuraram o hemocentro para realizar doações de sangue.

Essa situação resultou em um estoque crítico de sangue do tipo O+, colocando em risco o atendimento regular da instituição. Diante dessa urgência, o Hemoam convoca todos os potenciais doadores a comparecerem à Fundação para realizar doações. Atualmente, o estoque de sangue O+ conta apenas com 10% da quantidade necessária para manter o suprimento adequado. Na quarta-feira, o Hemoam possuía somente 10 bolsas de sangue O+ disponíveis, sendo que 105 são necessárias para assegurar um estoque seguro.

A escassez de suprimentos sanguíneos representa uma ameaça para os serviços de transfusão tanto na rede pública quanto na privada de saúde, podendo comprometer a realização de procedimentos essenciais, como cirurgias e transfusões para pacientes com doenças crônicas, câncer e vítimas de acidentes. É de extrema importância que a comunidade se una nesse momento e contribua com doações de sangue para garantir a continuidade dos tratamentos médicos e salvar vidas.

Requisitos

Para se tornar um doador basta estar com boa saúde, ter entre 18 a 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Caso tenha entre 16 e 17 anos pode doar somente acompanhado do responsável ou representante legal. Também é importante estar bem alimentado e munido de documento de identidade oficial com foto (RG, CNH, passaporte ou Carteira de Trabalho).
O Hemoam funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h, na avenida Constantino Nery, nº 4397, Chapada.