Amazonas
Fim de semana tem exposição e cinema ao ar livre no Centro
Entre os dias 14 e 16 de fevereiro, a programação cultural promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa oferece uma série de atrações em seus espaços culturais.
Uma das atividades em destaque é a exposição “Raízes do Sagrado: Diálogos e Crenças Plurais”, promovida pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania. O evento acontece na Galeria do Largo, na rua Costa Azevedo, 290, Centro, nesta sexta-feira (14) e sábado (15), a partir das 16h. A exposição apresenta a riqueza das religiões de matriz africana, oriental e ocidental por meio de instrumentos, vestimentas e conceitos que refletem a diversidade espiritual. Além disso, o público poderá participar de uma mesa-redonda sobre diversidade religiosa e respeito mútuo, reunindo representantes das tradições que compõem a identidade da sociedade amazonense.
No Largo de São Sebastião, na rua 10 de Julho, acontece uma sessão especial de cinema ao ar livre. O Projeto Cultural Cinema de Arte de Rua exibe nesta sexta-feira (14), a partir das 18h30, os filmes “O Conto do Grand Café Tucumã”, dirigido por Vinícius Tavares, e “A Dor Fantasma”, de André Diniz. As produções têm classificação indicativa de 16 anos e a entrada é gratuita.
Espetáculos
Sexta-feira e sábado (14 e 15/02), às 20h, e no domingo (16/02), às 19h, o Teatro Amazonas será palco do espetáculo “Ilíada”, com interpretação dos atores Letícia Sabatella e Daniel Dantas. A peça traz à tona a célebre epopeia de Homero, que narra os dramáticos eventos da Guerra de Tróia, travada entre gregos e troianos no século XIII a.C.
Originalmente composta entre 800 e 700 a.C., a obra descreve o último ano do conflito, que, segundo a tradição, teria perdurado por dez anos, até a vitória grega sobre a cidade de Tróia. O evento tem classificação etária de 14 anos. Os ingressos estão disponíveis pelo site www.shopingressos.com e na bilheteria do Teatro Amazonas.
A Companhia amazonense Ateliê 23 apresenta o espetáculo “Sebastião”, nesta sexta-feira (14/02), às 20h, no Teatro Gebes Medeiros, na avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro. A obra é inspirada no livro “Um Bar Chamado Patrícia”, do estilista Bosco Fonseca, que tem experiências dos atores como homens gays e temas como homofobia, entre outros diferentes tipos de violência vividos pela comunidade LGBTQIAPN+.
Os ingressos já estão à venda por R$60 (inteira) e R$30 (meia-entrada), no perfil da companhia amazonense no Instagram (@atelie23) e no site shopingressos.com.br.
O Grupo Jurubebas de Teatro apresenta na sexta-feira (14/02), às 19h30, a estreia do espetáculo “Vila dos Vagalumes”, no Buia Teatro Company, rua Dona Libânia, 300, Centro. A peça, com direção artística de Felipe Maya Jatobá e Robert Moura, nos faz refletir sobre como a urbanização descontrolada pode afetar não somente os ecossistemas, mas também o Mundo das Encantarias. O evento tem entrada gratuita e acessibilidade em Libras.
O projeto foi contemplado pelo edital de chamamento público N°03/2023 da Lei Paulo Gustavo, com o apoio do Governo do Amazonas, por intermédio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, e do Conselho Estadual de Cultura