Estamos nas Redes

Polícia

Homem é baleado durante abordagem policial e acaba preso por tráfico em Iranduba

Publicado

on

Segundo a PM, suspeito tentou tomar a arma de um policial durante luta corporal; drogas e outros materiais foram apreendidos

Foto: Divulgação / PMAM

Um homem identificado como Ewerton da Silva Duarte, de 20 anos, foi preso em flagrante por tráfico de drogas e resistência à prisão após uma ocorrência registrada na noite de segunda-feira (22), no bairro Novo Amanhecer, em Iranduba. Durante a ação, ele foi baleado por um policial militar após uma luta corporal, conforme informações da Polícia Militar.

A ocorrência aconteceu por volta das 18h, durante patrulhamento da equipe Tático Móvel da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar (8ª CIPM) na Rua Uirapuru, região que, segundo a corporação, é alvo frequente de denúncias relacionadas ao tráfico de entorpecentes.

De acordo com o relatório policial, os agentes avistaram o suspeito carregando uma bolsa preta e seguindo em direção a uma área de mata próxima a um igarapé. Ao notar a presença da viatura, ele teria fugido, dando início a uma perseguição.

Quando foi alcançado, ainda segundo a PM, Ewerton resistiu à abordagem e entrou em confronto físico com os policiais. Durante a tentativa de imobilização, ele teria tentado retirar do coldre a arma pertencente ao 3º sargento Alessandro, provocando uma luta corporal que se estendeu até as proximidades de um igarapé.

Os policiais relataram que, mesmo durante o confronto, o suspeito continuou tentando se apoderar da arma e teria pressionado o militar contra a água, situação considerada pela corporação como risco iminente à vida do agente. Diante do cenário, o policial efetuou um disparo para interromper a agressão.

O tiro atingiu Ewerton na região do quadril, acima da nádega esquerda. Após o disparo, os próprios policiais prestaram os primeiros socorros e realizaram atendimento pré-hospitalar no local.

O suspeito foi levado inicialmente ao Hospital Hilda Freire, em Iranduba, e posteriormente transferido para o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, em Manaus, para atendimento especializado.

Na bolsa que estava com ele, os policiais encontraram porções de drogas, uma balança de precisão, um aparelho celular da marca Samsung e R$ 41 em dinheiro. Todo o material foi apreendido e encaminhado ao 31º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

Após receber atendimento médico, Ewerton da Silva Duarte foi apresentado à autoridade policial e autuado em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e resistência à prisão.

Em nota, a Polícia Militar informou que o uso da força ocorreu dentro dos princípios de legalidade, necessidade e proporcionalidade, diante da suposta tentativa de desarmamento do agente e do risco à sua integridade física. O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil.