Estamos nas Redes

TCE-AM

TCE-AM avalia implantação de meta da ONU para ampliar liderança feminina no setor público

Publicado

on

Servidoras do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) receberam, nesta quarta-feira (22), um treinamento avaliativo da implantação do ODS 5 voltado à igualdade de gênero na ocupação de cargos públicos em diferentes níveis. A questão central abordada foi a ocupação de cargos de liderança por mulheres no setor público.

O ODS 5 é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das metas globais que devem guiar políticas públicas e ações nos países até 2030.

O treinamento foi realizado na Escola de Contas Públicas do TCE-AM em parceria com a Rede Integrar, que é formada por representantes dos tribunais de contas do Brasil, Instituto Rui Barbosa e Atricon ( Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil). A professora Lúcia Guimarães, auditora aposentada do TCU (Tribunal de Contas da União), foi quem coordenou as atividades do grupo de auditoras.

De acordo com a auditora Ana Cláudia Cirino, a Auditoria Operacional para a avaliação da ODS 5 é uma das 20 ações escolhidas pelo TCE-AM do Plano Anual de Trabalho da Rede Integrar 2024, que contém as ações para aperfeiçoamento do controle externo.

As auditoras do TCE/AM identificaram que devido a ausência de políticas públicas específicas, a indicação de mulheres para cargos de liderança poderá não ocorrer de forma contínua, formal e baseada no mérito.

Para a auditora Rosenilda Freitas da Silva seria oportuno que houvesse um estudo mais aprofundado sobre os cargos na administração pública, para identificar a quantidade ocupada por mulheres em todos os níveis. Ela avalia que, desta forma, é possível evoluir para uma melhor igualdade de gênero em todos os níveis.

Texto e foto: Antônio Ximenes

Publicidade

Facebook