Estamos nas Redes

Prefeitura

Saúde do homem é destaque em programação especial aos servidores da Semsa

Publicado

on

Para reforçar a importância de cuidar da saúde do homem de forma integral, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu, nesta quinta-feira, 11/11, no auditório Deodato de Miranda Leão, na sede da secretaria, uma programação voltada aos servidores como parte da campanha “Novembro Azul”, um movimento mundial que destaca a importância da prevenção, para evitar o câncer de próstata e outras patologias, que impactam a vida da população masculina.

Ao abrir o evento, o subsecretário de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, destacou que a programação foi importante para estimular o autocuidado e lutar contra uma cultura que resulta em prejuízo à saúde dos homens.

“O homem ainda se vê como uma pessoa que não adoece, que como provedor não pode demonstrar fraqueza e que não precisa de cuidados preventivos. E os servidores da saúde quando são informados e orientados, começam a mudar sua conduta e essa postura influencia positivamente os demais. Estimular a promoção à saúde com informações sobre a importância dos exames de rotina, exercícios físicos e uma alimentação saudável, representa um investimento numa vida melhor”, destacou.

Um dos pontos altos da programação foi a participação do médico urologista Giuseppe Figliuolo, que proferiu uma palestra destacando a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, uma patologia que se detectada em sua fase inicial, permite o tratamento imediato, aumentando em mais de 90% as chances de cura.

“Só para se ter uma ideia do quanto precisamos estimular o autocuidado masculino, é preciso considerar que os homens morrem em média, sete anos mais jovens do que as mulheres e quando consideramos o câncer de próstata, o quadro fica mais preocupante. Estimativas do Inca (Instituto Nacional de Câncer), registram 65 mil novos casos de câncer de próstata em 2021, sendo que aqui no Amazonas foram em torno de 500 casos novos, dos quais 350 em Manaus. É, de fato, um problema de saúde pública e precisamos enfatizar a importância do diagnóstico precoce”, assinalou Giuseppe Figliuolo.

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que os homens com mais de 50 anos façam os exames de PSA, uma proteína que quando tem seus níveis aumentando, pode indicar existência de câncer, e de toque retal. Para aqueles que tem antecedentes na família, são obesos ou negros os exames devem ser realizados a partir dos 45 anos.

“O homem não precisa ter medo de procurar ajuda e trabalhar preventivamente em benefício da sua saúde. Além do câncer de próstata, a hipertensão e o diabetes também levam à morte prematura”, enfatizou o urologista.

Além das palestras, a programação contemplou a realização de atividades físicas, oferta de testes rápidos para detecção sífilis, hepatites e HIV, entrega de kits de higiene pessoal e bucal e atendimentos odontológicos.

O câncer bucal também foi abordado pela cirurgiã-dentista Joyce Paiva, que também destacou os hábitos de higiene e a necessidade de ir ao dentista com regularidade.

A chefe do Núcleo de Saúde do Homem, Maria Eliny Rocha, assinalou que o slogan da campanha Novembro Azul deste ano é “Cuidar da saúde também é coisa de homem”. Ela destaca que, embora o enfoque seja a prevenção do câncer de próstata, a saúde integral do homem está sendo contemplada na programação.

“Os homens ainda têm resistência em trabalhar na prevenção, porque há uma cultura que afirma que esse comportamento é uma demonstração de fraqueza, de insegurança. Então estamos reforçando bastante essa necessidade do autocuidado aqui com os nossos colaboradores, que são fundamentais para uma mudança de comportamento dos usuários”.

Além dos subsecretários de Gestão da Saúde, Djalma Coelho e de Gestão Administrativa e Planejamento, Nagib Salem, participaram da mesa de abertura, a diretora do Departamento de Atenção Primária, Sonja Farias, e Eymerson Queiroz da Encarnação, gerente de Gestão do Trabalho.

Texto-  Tânia Brandão / Semsa

Foto – Camila Batista / Semsa

Publicidade

Facebook