Prefeitura
Projeto ‘Acolher’ auxilia servidores e aposentados em processo de luto
A Prefeitura de Manaus, por meio da Manaus Previdência, promoveu, na terça-feira, 5/4, o terceiro encontro do projeto “Acolher”, grupo de apoio psicológico virtual oferecido pelo setor Psicossocial da autarquia. O Acolher proporciona aos viúvos e viúvas formas de lidar com o luto de maneira saudável, sejam eles servidores ativos, aposentados ou pensionistas do município.
O tema do terceiro encontro virtual do “Acolher” foi a respeito dos sentimentos e suas dimensões no processo do luto, tais como: angústia, culpa, choque, medo, raiva, entre muitos outros. Durante a conversa, os participantes falaram sobre seus sentimentos e suas experiências. O encontro foi conduzido pela coordenadora do projeto e psicóloga Stéfani Dias, e por Rebeca Souza, estudante de Psicologia e estagiária do Psicossocial da Manaus Previdência.
O “Acolher” é um projeto contínuo, em que a participação é gratuita e totalmente voluntária, cujos encontros estão programados para acontecer toda terça-feira, das 9h às 11h, por meio da plataforma Google Meet ou o atendimento pode ser realizado individualmente nas quartas-feiras. Caso optem pelo atendimento individual, o Psicossocial orienta para que a solicitação seja feita com antecedência. Os interessados podem entrar em contato com o setor Psicossocial da Manaus Previdência, a partir do telefone (92) 3186-8027, como também pelo e-mail [email protected].
“Inicialmente, o projeto Acolher foi voltado aos novos pensionistas do município de Manaus, mas agora, em uma fase de amadurecimento do projeto, nós decidimos ampliar para receber também os servidores ativos e os aposentados que estejam enfrentando o processo do luto. Esse projeto é oferecido virtualmente, indo ao encontro da nova visão da Manaus Previdência, que é transformar a autarquia em uma Previdência digital acessível a todos os segurados e beneficiários até 2025”, declarou a diretora-presidente da Manaus Previdência, Daniela Benayon.
Por ser um projeto virtual, é indispensável que o participante tenha acesso à internet, como também a computador, tablet ou celular. O Psicossocial recomenda que os participantes entrem com certa antecedência, para que testem o aplicativo.
O setor também informa que, caso a viúva ou viúvo tenha alguma dúvida ou queira um suporte tecnológico, pode ser solicitado a partir do telefone (92) 3186-8027, e-mail [email protected] ou até mesmo pelo grupo no WhatsApp do “Acolher”.
Texto e foto – Dara Oliveira/Manaus Previdência