Estamos nas Redes

Prefeitura

Prefeitura realiza segundo encontro de gestores escolares das unidades de ensino que atendem a EJA

Publicado

on

Ações e projetos exitosos executados em 2023, que impactaram de forma positiva a aprendizagem de cerca de 12 mil alunos atendidos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino de Manaus foram expostas durante o 14º Encontro dos Diretores da EJA (Edeja), realizado, na noite desta quarta-feira, 30/11, pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O evento aconteceu no auditório Luís Geraldo Pontes Teixeira da Semed, situado no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

O encontro tem como objetivo sensibilizar, mobilizar e fortalecer os diretores que atuam em escolas que tenham Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o desenvolvimento e o acompanhamento de ações pedagógicas, voltadas para a gestão da aprendizagem dos alunos atendidos por essa modalidade de ensino.

A ação ocorre duas vezes ao ano, sendo a primeira em abril e a segunda no mês de novembro. Nesta 2ª etapa, o evento teve como tema “EJA: a educação que emociona e transforma o processo educativo da Rede Pública Municipal de Ensino de Manaus” e teve a pretensão de concluir as ações de projetos pedagógicos desenvolvidos durante o ano letivo de 2023, como o Círculo de Leitura e Escrita na EJA e a Olímpiada de Matemática da EJA (Olimeja).

“O objetivo é fazer com que essas ações da EJA sejam cada vez mais fortalecidas e hoje estamos fazendo isso, com a culminância de ações pedagógicas que surtiram efeito e êxito. Por isso, hoje também é um dia de muita festa para nós e que busca incentivar mais ainda todos os nossos profissionais, professores, gestores, secretários, merendeiras, todos que de fato têm contribuído para o avanço da modalidade na rede”, frisou o diretor do Departamento de Gestão Educacional da Semed, Anézio Mar, que na oportunidade estava representando a secretária municipal de Educação, Dulce Almeida.

O encontro é coordenado pela Gerência de Educação de Jovens e Adultos (Geja), da Semed. Segundo a gerente da Geja, Alina Bindá, a iniciativa é relevante para potencializar e disseminar as ações realizadas durante o ano letivo com alunos e educadores ligados à EJA.

“O encontro dos diretores da EJA é de extrema importância para o fortalecimento dessa modalidade de ensino, considerando que se estabelece um momento de debate e reflexão acerca dos temas que instigam melhores resultados na rede, bem como a integração entre os diretores”, disse Alina.

O público-alvo do evento foi diretores escolares e pedagogos da EJA, bem como assessores, coordenadores, chefes e gerentes pedagógicos das Divisões Distritais Zonais (DDZs) da Semed. Neste encontro participaram cerca de 180 pessoas.

Premiações

Durante a ação, alunos, professores e escolas foram premiados. Ao todo, 15 unidades do 1° e 2° segmentos da EJA, que participaram do concurso Escola Leitora no ano de 2023 receberam datashow, notebook e troféus. Já seis alunos e seis professores classificados na Olimpíada de Matemática da EJA deste ano foram agraciados com fones de ouvido e caixas multimídias.

Umas das unidades de ensino destaque deste ano na modalidade foi a escola municipal Nossa Senhora das Graças, localizada no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste. Um dos feitos exitosos da unidade foi ter conquistado o primeiro lugar no Concurso Escola Leitora e no segundo segmento da EJA em 2023.

A gestora da unidade, Geysa Nascimento, assídua no Edeja desde 2015, frisou a importância das premiações para escolas e alunos.

“Essas premiações são importantes para incentivar os alunos a participarem mais das atividades promovidas na EJA e mesmo para os professores e nós gestores nos sentirmos valorizados pelo trabalho que desempenhamos na nossa escola, pois essa modalidade de ensino precisa sim de mais dedicação, pois ela atende um público que exige mais atenção”, disse a gestora.

— — —

Texto – Emerson Santos / Semed

Fotos – Matheus Perdiz / Semed

Publicidade

Facebook