Prefeitura
Prefeitura realiza recreação em ritmo de carnaval para idosos
A Prefeitura de Manaus realizou nesta sexta-feira, 25/2, uma recreação em ritmo de carnaval para os participantes do programa “Viver bem na Terceira Idade”, executado pela Fundação Dr. Thomas (FDT) por meio do edital de chamamento público com recursos do Fundo Municipal de Direitos do Idoso (FMDI). A atividade, que contou com alongamento, ginástica e dança, ocorreu no Parque Municipal do Idoso, zona Centro-Sul, e reuniu integrantes dos nove núcleos do projeto, três pela manhã e o restante à tarde.
A ação, que teve como objetivo promover um dia de lazer e socialização, além de apresentar o Parque aos idosos que ainda não conheciam, seguiu todos os protocolos de segurança para evitar a propagação da Covid-19. Os presentes estavam de máscara, usaram álcool em gel e respeitaram o distanciamento recomendado pelos órgãos de saúde.
De acordo com Bárbara Monteiro, gerente de eventos do Parque do Idoso, foi gratificante abrir as portas do local para receber os integrantes dos núcleos do programa “Viver Bem na Terceira Idade”.
“É uma felicidade imensa receber os idosos dos núcleos. As atividades no Parque do Idoso para os integrantes matriculados aqui retornam no dia 7 de março, então na próxima ação dos grupos do Viver Bem será também uma oportunidade para uma socialização maior. Conhecer outras pessoas faz bem para o corpo, para alma e para mente. Não faz o menor sentido esse Parque sem idosos, ficamos mais felizes com eles aqui”.
Para Aldévio Praia Junior, coordenador do programa “Viver Bem na Terceira Idade”, a ideia é descentralizar as atividades e integrar idosos de várias áreas de Manaus. “Os núcleos ficam em locais carentes e distantes, levamos mais ou menos uma hora para chegarmos ao Parque do Idoso. Mas isso não incomodou ninguém, porque o trajeto em si já foi um momento de diversão para todos. E quando os idosos chegaram ao Parque ficaram ainda mais entusiasmados para participar da recreação e também para fazerem muitos registros desse dia especial e feliz”.
Aos 70 anos, Maria das Graças Mourão, integrante do núcleo Unidos em Cristo, localizado no bairro João Paulo, zona Norte, disse que as atividades proporcionadas pelo programa a ajudaram a superar uma depressão. “Meu marido faleceu e eu entrei em depressão, um momento difícil, uma amiga me convidou para o grupo e os exercícios ajudaram a melhorar a dor do corpo e da mente. Hoje é um dia feliz, muito bom esse passeio, essa oportunidade de conhecermos esse lugar e outras pessoas, isso é muito importante para união de todos”, declarou.
Olisvaldo Ribeiro, 67, que participa, ao lado da esposa, do núcleo Amigos da Melhor Idade Gilberto Mestrinho, suou a camisa durante as atividades. “Carnaval é comigo mesmo, gostei muito dessa atividade, nunca tinha vindo aqui. Vim com a minha esposa e vizinhos que participam do nosso grupo, gostamos bastante, foi tudo muito animado”.
Já Maria Eulália, 82, disse que não consegue mais brincar carnaval como antes, mas que hoje se divertiu muito. “As dores não deixam eu brincar, mas deu para quebrar o galho, gostei de tudo. Antes eu tinha muita vergonha, não falava com ninguém, agora que faço parte desse grupo falo com várias as pessoas”.
Ao final da recreação, os idosos receberam lanches e seguiram de volta para casa nos ônibus disponibilizados pelo programa.
Núcleos
Ao todo, o programa atende mais de 500 idosos em diferentes áreas de Manaus. Os núcleos que fazem parte são: Vitória Alegre (Rua Tocantinópolis, nº 254, bairro Grande Vitória); Idosos do Coroado (Rua Dom Bosco, nº 230, bairro Coroado II); Fonte de Águas Vivas (Rua Senador Leitão da Cunha, nº 98C, bairro São Francisco); Amigos da Cachoeirinha (Avenida Carvalho Leal, nº 1.151, bairro Cachoeirinha); Orquídeas (Rua Penetração III, bairro Japiim III); Girassol (Rua Padre Francisco, bairro Santo Antônio); Amigos da Melhor Idade (Rua Mares do Sol, bairro Gilberto Mestrinho); Anos Dourados (Rua A-4, n 1.100 – Japiim II); e Unidos em Cristo (Igreja Santa Clara, bairro João Paulo II).
Texto – Divulgação / FDT
Fotos – João Viana / Semcom