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Prefeitura realiza premiação do festival de curtas do ‘Programa Ampliando Horizontes’

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A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta terça-feira, 7/12, a premiação do “Festival de Curtas” do Programa Ampliando Horizontes (PAH), na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul. O festival teve o intuito de estimular nos alunos a comunicação pela língua, estudada em curto espaço de tempo, usando diálogos, músicas, imagens e sons de forma autêntica e criativa.

Com início em agosto e conclusão em novembro deste ano, a atividade contou com 26 turmas participantes. Na competição, foram três categorias, referentes às turmas existentes no PAH, sendo elas: Língua Inglesa, Língua Espanhola e Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A coordenadora do PAH, Suelen Barros, comentou como essa iniciativa incentivou as habilidades dos alunos participantes.

“Esse festival foi de suma importância para estimular os nossos alunos a praticar as habilidades da língua inglesa, espanhola e Libras de maneira divertida, buscando engajar e envolver os nossos alunos cada vez mais, durante as aulas. Além também de ter sido uma proposta diferenciada de atividade, porque os professores puderam perceber outras habilidades nos alunos, como ler, ouvir, falar e escrever”, informou.

Etapas

A ação ocorreu em duas etapas: na primeira, os alunos enviaram suas produções, que foram avaliadas pela equipe docente do PAH, levando em consideração a elaboração do roteiro, fluência no idioma, criatividade e atuação. Em seguida, foram escolhidos dois vídeos para a disputa final em cada categoria.

A escolha se deu por meio de votação na página do Instagram @programaampliandohorizontes, onde ganhou quem obteve maior engajamento, curtidas e comentários.

Contemplados

Na categoria Língua Espanhola, os vencedores foram os alunos da turma de Espanhol 2 A, do “PAH in loco”, turno vespertino, composta por 16 estudantes, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Hermann Gmeiner, zona Centro-Oeste.

Eles produziram o curta-metragem “Todo el mundo ama a Chris”, coordenado pelo professor Daniel Couto. Na produção, os alunos apresentaram o cotidiano do personagem Cris com suas respectivas lembranças de sua infância e sua vida junto a sua família.

“A ideia do festival é fazer com que os alunos aprendessem com outros elementos, sem ser a aula tradicional, para trazer a eles uma vivência de uma cultura por meio dos filmes. A proposta já possibilita uma aprendizagem que vai além, porque a partir disso resulta em uma experiência da língua espanhola para o dia a dia”, ressaltou o professor Daniel.

Na categoria Libras, a vitória foi conquistada pelos alunos da turma de Libras/intermediário, turno noturno, coordenados pela professora Ana Gláucia Beltrão, que apresentaram a temática da “Lenda do Boto”.

A produção envolveu seis alunos, que contaram, por meio de sinais em Libras, a história do sedutor dos rios da Amazônia, responsável por fazer com que as ribeirinhas fiquem apaixonadas por seus galanteios.

“Realizamos a gravação da Lenda do Boto no parque do Mindú, que foi um momento de muita diversão e aprendizados. Foi muito positiva a participação dos alunos na produção do roteiro, letras e sinais que utilizamos no vídeo, além de termos feito a escolha de um tema bastante regional, por isso ficamos muito felizes por termos sido escolhidos”, pontuou a professora Ana Gláucia.

Na modalidade Língua Inglesa, os ganhadores foram os alunos da turma iniciante, English 1 A, do “PAH in loco”, turno vespertino, coordenados pela professora Nadjane Targino, com a produção “The powerpuff girls”, que significa “As meninas superpoderosas”, em língua portuguesa.

O curta-metragem envolveu quatro alunos, que realizaram uma dublagem da animação, onde as personagens passam por um desafio de uma doença contagiosa fictícia, que faz com que elas faltem à aula e passem por aventuras para solucionar esse desafio.

“Essa produção foi importante para os alunos terem contato com o idioma e se familiarizar. Além de poderem ter a percepção do desenho animado em outro idioma, onde perceberam novos vocabulários, gírias e coisas curiosas pertencentes ao inglês. Também estimulou outras práticas além da sala aula, como a edição de vídeo, dublagem, ou seja, abriu um leque de possibilidades”, destacou a professora Nadjane.

Os alunos e professores receberam como prêmios vouchers de empresas parceiras da ação, como a Table & Co, Agência Amazonas Day Tour e pizzaria Mr. Pizzo.

Texto – Andrew Ericles / Semed

Fotos – Eliton Santos / Semed

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