Estamos nas Redes

Prefeitura

Prefeitura de Manaus intensifica drenagem profunda para conter alagamentos e garantir o escoamento de produtos na zona Leste

Publicado

on

As obras de implantação e recuperação de drenagens profundas da Prefeitura de Manaus têm avançado pela capital amazonense. Nesta sexta-feira, 26/11, as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) recuperam na rua Rosa de Maio, bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste, uma antiga tubulação obstruída em mais de 15 metros de extensão, causando transtornos aos moradores da área, como alagamentos e mau cheiro. Na área, dezenas de famílias trabalham com o escoamento de produtos regionais, e a venda de peixes estava sendo prejudicada.

Os servidores da Seminf retiraram toda a tubulação que estava desgastada pela ação do tempo e por falta de manutenção periódica e recuperaram a rede de drenagem com implantação de novos tubos em manilhas de concreto. A partir da obra, as águas pluviais vão correr naturalmente na nova tubulação, evitando alagamentos.

De acordo com o engenheiro fiscal da obra, Edson Júnior, a antiga tubulação já comprometia pelo menos cinco residências no local e o escoamento da produção rural na área.

“Essas famílias nos procuraram pedindo ajuda e, imediatamente, o prefeito David Almeida e o vice-prefeito e titular da Seminf, Marcos Rotta, determinaram que fizéssemos a obra em regime emergencial, para conter as alagações. Aqui, a quebra da tubulação trazia transtornos e dificultava o escoamento das produções pesqueiras e agrícolas, que são os principais meios de sobrevivência dessas pessoas. A ação é uma das dezenas de serviços programados para a comunidade, que vão levar infraestrutura de qualidade aos moradores”, afirmou o engenheiro.

O pescador José Silva, 62, falou sobre a dificuldade de vender os peixes por conta de falta de acesso à via principal do bairro.

“A gente sai aqui desse porto, que fica bem na rua onde se formou esse buraco e não tem condições de passar, porque tem muita lama e a rua praticamente desapareceu com essa cratera. Eu vendo meus peixes  na rua principal do bairro e agora estou esperançoso em passar por aqui  já com o asfalto novo. Fazia muito tempo que a gente vinha sofrendo com alagamento e lama, e agora chegou a nossa vez de sermos atendidos pela prefeitura”, comemorou Silva.

Depois de concluir o assentamento da nova tubulação, as equipes da Seminf farão a preparação de base e aplicação de massa asfáltica na rua Rosa de Maio. A obra será entregue aos moradores em até uma semana.

Texto – Mariana Rocha / Seminf

Fotos – Márcio Melo / Seminf

Publicidade

Facebook