Estamos nas Redes

Prefeitura

Prefeitura acolhe 22 médicos residentes que vão atuar na Estratégia Saúde da Família

Publicado

on

A Prefeitura de Manaus realizou a acolhida de 22 médicos residentes do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade. A solenidade de acolhida aconteceu na manhã desta sexta-feira, 3/3, no auditório da Uninorte, na avenida Djalma Batista, zona Centro-Sul de Manaus. Os médicos residentes foram aprovados em processo seletivo realizado pela Comissão Estadual de Residência Médica e irão atuar em unidades assistenciais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) por meio do Programa Mais Saúde (Promais).

A secretária municipal de saúde, Shádia Fraxe, abriu a solenidade dando as boas-vindas aos residentes e destacou a importância de cada médico para a promoção da saúde na rede de atenção primária. “A experiência na rede básica de saúde é muito enriquecedora para os profissionais de saúde e temos certeza que todos chegarão ao fim da residência muito fortalecidos e amadurecidos sobre o quanto sua missão é importante para a população”, destacou.

Os residentes atuarão nas equipes de Estratégia Saúde da Família e em unidades qualificadas para o desenvolvimento de atividades de integração ensino-serviço-comunidade durante dois anos.

O coordenador do programa, médico Mauro Magaldi, explicou que a turma atual já é a décima segunda a atuar na Estratégia Saúde da Família, que ao longo de dez anos vem comprovando que é um programa essencial para a formação dos residentes.

“É um programa que já tem uma década na Semsa formando especialistas médicos com foco na atenção primária. Hoje, estamos celebrando também um importante feito que é o encerramento da décima turma de residência médica com 15 participantes. Estamos muito felizes em poder contribuir com a integração ensino-serviço e promoção da saúde à comunidade”, comemorou o coordenador.

O Promais tem por objetivo contribuir para a formação e qualificação dos profissionais de saúde, enfocando a Atenção Primária, prevenção e proteção à saúde a partir das necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Até o dia 9/3, a turma participará de um processo de integração coordenado pela Esap na qual será abordado o contexto da saúde municipal de Manaus, regras do Promais, perfil do residente, bem como o alinhamento dos fluxos e procedimentos referentes às atividades a serem desenvolvidas. Representantes das áreas técnicas da secretaria e da Diretoria de Atenção Primária-DAP, Sisred e Telessaúde participarão do evento de integração. 

Texto – Divulgação / Semsa

Foto – Carlos Gonçalves de Lima / Semsa

Publicidade

Facebook