Estamos nas Redes

Prefeitura

Prefeito recebe Parlamento Europeu e entrega dossiê da candidatura de Manaus à ‘Cidade Sul-Americana do Desporto’

Publicado

on

Em mais um passo no processo para tornar Manaus a “Cidade Sul-Americana do Desporto” em 2024, o prefeito David Almeida recebeu, nesta terça-feira, 24/10, os representantes da Aces Europe para visita técnica na cidade e entrega do dossiê da candidatura da capital amazonense ao comitê europeu. O encontro, realizado no Casarão da Inovação Cassina, no Centro, integra a programação das comemorações do 354º aniversário de Manaus.

“O povo dessa cidade, que ocupa a zona urbana, ocupa 8% desse território. Nós temos a terceira maior rede de educação básica do Brasil, de educação primária. Só ficamos atrás das duas maiores cidades. Nós temos 252 mil alunos. E nós pregamos a qualidade de vida, através das práticas esportivas também. Por isso, nós criamos a Manaus Esportiva, nossa fundação, que, para o ano de 2024, nós vamos praticamente triplicar o orçamento no esporte, porque, segundo o Parlamento Europeu, para cada um euro investido em esporte, se economiza em outras áreas como a saúde”, disse Almeida.

No documento, a Prefeitura de Manaus apresenta a cidade, sua infraestrutura, aborda os investimentos sociais e o empenho do município em promover o esporte e o desporto como política de bem-estar social.

“Manaus é uma cidade de desafios. O desafio do início da gestão do nosso prefeito foi tornar Manaus uma cidade de superação da Covid-19. Logo depois, uma cidade que superou a enchente e agora uma cidade que está superando a seca. E nós entendemos que mais esse desafio de tornar Manaus a cidade sul-americana do esporte faz de nós uma cidade ainda mais esportiva, ainda mais inclusiva”, afirmou o diretor-presidente da Fundação Manaus Esporte (FME), Alexandre Maciel.

O título de “Cidade Sul-Americana do Desporto” é chancelado pelo Parlamento Europeu e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e é concedido aos municípios que se destacam pela excelência em seus programas, projetos, eventos e planejamentos voltados para o incentivo às práticas esportivas, como ação democrática competitiva e também de saúde e cidadania.

“A recepção, ontem no aeroporto, realizada por uma grande comissão de Manaus para receber a nossa comissão, está de parabéns. Para vos dizer que o trabalho até agora realizado por Manaus tem tido resultado positivo, vai culminar nesta visita técnica até sexta-feira à noite. E para vos informar a Manaus, que neste momento, toda gente na Europa está à espera desta candidatura, porque Manaus, na Europa e no resto do mundo, é uma das cidades mais importantes do mundo, como nós chamamos lá na Europa, é o pulmão do mundo. Portanto, nada melhor do que associar o desporto ao pulmão do mundo, para que haja mais saúde, mais atividade e mais pessoas incluídas na sociedade”, afirmou Nuno Santos, presidente da Comissão do Comitê Europeu.

Manaus concorre ao título com outras cidades brasileiras: Diadema (SP), Rio do Sul (SC) e Canoas (RS). Com o reconhecimento, a administração municipal quer promover um círculo virtuoso, o que inclui a atração de investimentos e parcerias também voltados à melhoria da qualidade de vida local.

Texto – Lais Fernandes / Semcom

Fotos – Dhyeizo Lemos e Clóvis Miranda / Semcom

Publicidade

Facebook