Estamos nas Redes

Prefeitura

Políticas públicas para ampliar o turismo de Manaus são destaques em Brasília

Publicado

on

Manaus divulgou em Brasília (DF), nesta quarta-feira, 8/2, as ações estratégicas para alavancar o turismo no município. Em encontro com a ministra da pasta, Daniela Carneiro, e com o presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, a vice-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Oreni Braga, representou a Prefeitura de Manaus, e defendeu a importância de ações integradas para a promoção, principalmente do turismo internacional na região, colaborando para o desenvolvimento do país.

A agenda em Brasília contou com a presença de representantes do turismo de diversas localidades do Brasil, apresentados à nova gestão do ministério e da Embratur. Durante a manhã, Oreni apresentou as ações do termo de cooperação assinado esta semana entre Manaus e Fortaleza para a criação de um roteiro integrado ao turista.

“A proposta une sol, praia e natureza e certamente atrairá turistas de todo o mundo. São destinos que antes se vendiam sozinhos, que já agiam como portões de entrada, mas agora fortalecem suas ações, sendo exemplo de política pública no Ministério do Turismo”, afirmou.

Durante à tarde, em reunião entre a Anseditur, órgão que reúne secretários e dirigentes de turismo de todo o país, e representantes da Embratur, Oreni ressaltou a necessidade de investimentos inteligentes para atrair turistas à capital do Amazonas.

“Estamos aproveitando a conectividade de Manaus com a capital cearense para investir na roteirização, para inovarmos e oferecermos ao estrangeiro, principalmente, a oportunidade de conhecer as belezas das praias nordestinas e também aproveitar o turismo selvagem e a pesca esportiva da nossa região”, salientou.

“O roteiro integrado ‘Manaus – Fortaleza, o Brasil se encontra aqui’ é uma estratégia macro, que visa fomentar o desenvolvimento não apenas das duas capitais, mas do turismo do Brasil”, completou o secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, Manaus e Fortaleza largam na frente com a proposta integrada. “O corpo técnico da Embratur adorou a ideia dos roteiros integrados. A iniciativa dos representantes das duas localidades é mais um exemplo da necessidade de um diálogo constante com os municípios. Afinal, a inovação no setor é fundamental para fomentarmos o turismo em todo o território nacional. São ações como essa que vão recuperar a imagem do Brasil para atrairmos mais turistas do exterior”, destacou.

Roteiro integrado

Conhecidas pelas riquezas naturais e culturais, as cidades de Manaus e Fortaleza fortaleceram relações para promover roteiros turísticos que envolvam as duas capitais. O lançamento do projeto ‘Manaus – Fortaleza, o Brasil se encontra aqui’ aconteceu na noite da última segunda-feira, 6/2, em Manaus, reunindo operadores e agentes de viagem em um workshop.

Com propostas diferentes, Manaus e Fortaleza são duas das capitais mais procuradas pelos turistas nas regiões Norte e Nordeste, respectivamente. Enquanto a capital do Ceará oferece um destino para quem opta por regiões praianas, a cidade de Manaus leva ao turista uma imersão à floresta Amazônica, apresentando riquezas naturais e também históricas no centro da capital, além de uma culinária atrativa.

Atualmente, 13 voos diretos conectam Manaus e Fortaleza semanalmente. A ideia inicial do projeto é proporcionar roteiros ampliados para turistas internacionais que busquem passagens para uma das duas cidades. A criação de roteiros e pacotes envolvendo as duas cidades possibilita um incentivo àqueles turistas que pretendiam visitar apenas Manaus ou apenas Fortaleza, e agora encontrarão facilidades para ir aos dois locais em apenas uma visita ao Brasil.

Ações para a divulgação do roteiro serão feitas pelas duas localidades. “Vamos participar, de forma combinada, de estandes em feiras nacionais, produzindo material do roteiro com ações integradas entre Manaus e Fortaleza. A publicidade também vai contemplar feiras internacionais, como em Portugal, Alemanha, Londres, incentivando os turistas internacionais a passarem pelo menos quatro dias em Manaus, e quatro dias em Fortaleza”, afirmou Oreni Braga.

Texto – Henrique Jasper / In.Pacto

Foto – Renato Vaz / Embratur

Publicidade

Facebook