Prefeitura
Com maratona diária, professora escolhe a zona rural para trabalhar o esporte entre crianças e adolescentes
Um dos principais instrumentos para a transformação social, o esporte ganha destaque na atual gestão da Prefeitura de Manaus. As iniciativas têm como objetivo proporcionar à população manauara oportunidades para práticas esportivas, fundamentais para o bem-estar, saúde e desenvolvimento pessoal e psicológico. Por ter em seu coração o amor pela missão e entender que pode ajudar no desenvolvimento das novas gerações, a professora de educação física Bruna Vinhote, 27 anos, escolheu trabalhar em uma escola da zona rural, mesmo tendo que realizar uma verdadeira maratona, todos os dias, para levar o seu conhecimento aos mais de 200 alunos da Escola Agrícola Rainha dos Apóstolos, localizada no quilometro 23 da BR-174, que liga Manaus a Boa Vista (RR).
Moradora do bairro da Betânia, na zona Sul da capital amazonense, Bruna explica que acorda às 4h30 para se arrumar, tomar o café e pegar o primeiro dos dois ônibus que a leva ao centro de ensino. “Pego uma rota de integração, saio do Centro, perto do T1, desço na entrada do bairro Santa Etelvina (zona Norte) e pego outra rota até a escola. Escolhi a zona rural porque entendo os valores esportivos e sociais que posso ensinar a cada um dos meus alunos. Meu papel na escola é formar cidadãos. Procuro incentivá-los a colocarem em prática esses valores sociais e, principalmente, a terem autonomia para se desenvolverem como pessoa, fazerem boas escolhas, direcioná-los não somente para a aquisição de um estilo de vida saudável, mas, principalmente, para serem pessoas do bem na sociedade”, destacou a professora.
Bruna ingressou no quadro de profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed) em 2019 e, desde então, tem buscado cada vez mais ferramentas para proporcionar um ensino de qualidade a seus alunos. “Eu sei que meu trabalho é muito importante, pois solidifica o lado positivo da formação da personalidade dos alunos, para que eles filtrem aquilo que eles aprenderam e aprendem enquanto crianças e adolescentes. Para que quando adultos, eles possam identificar o que é bom e ruim e, posteriormente, ao terem suas famílias, repassarem esse ensinamento. O esporte é uma excelente ferramenta. Por meio dele, você consegue chegar a todas as classes sociais”, concluiu.
NOTA
Prefeitura aumenta em 146,6% o número de concessões de pensões
O número de concessões de pensões pela Prefeitura de Manaus cresceu 146,6% em 2021, se comparado ao ano de 2020. Neste ano, foram 185 concessões de pensão efetuadas de janeiro a julho, sendo que os maiores números foram nos meses de março (44) e abril (32). De janeiro a julho de 2020, com a pandemia da Covid-19, foram concedidas 75 pensões, enquanto que no mesmo período de 2019 foram 54 concessões de pensão.