Estamos nas Redes

Prefeitura

Carnaval de Manaus 2023: Prefeitura segue reforçando ações de combate às ISTs em diferentes pontos de Manaus durante o Carnaval

Publicado

on

A Prefeitura de Manaus continua promovendo uma série de ações, iniciadas no começo deste mês de fevereiro, com intuito de fortalecer o controle e a prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) durante o período de Carnaval. As atividades estão sendo reforçadas não apenas nas unidades básicas da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), mas também em espaços com grande circulação de pessoas, em blitzes educativas.

A gerente de Vigilância Epidemiológica da Semsa, Cláudia Rolim, destaca que todos os Distritos de Saúde (Disa) da secretaria estão envolvidos nesta mobilização, e contam com apoio das Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Buscando um engajamento maior da sociedade, as ações estão sendo executadas em semáforos, feiras, rotatórias, terminais de ônibus, entre outros pontos.

“Nosso objetivo é alertar a população sobre o risco de contrair ISTs em relações sexuais desprotegidas. As equipes de saúde estão estimulando o uso do preservativo e divulgando os serviços ofertados na rede municipal visando a prevenção e o controle dessas doenças”, disse a gerente.

Durante as blitzes educativas, os agentes de saúde realizam orientações e a entrega de materiais informativos, como folders e ventarolas, além da disponibilização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, e a distribuição de preservativos internos e externos.

“As Unidades Básicas de Saúde desenvolvem essas ações ao longo do ano, na rotina de atendimento, mas todas essas atividades são intensificadas no Carnaval, visando incentivar a prática do sexo seguro, principalmente com a ampliação da distribuição de preservativos, que além de evitar ISTs, também previne gravidez não planejada. No ano de 2022, a Semsa distribuiu mais de cinco milhões de preservativos e a previsão é que, neste Carnaval, cerca de meio milhão sejam entregues à população”, detalha Cláudia.

Nas unidades básicas, os profissionais de saúde aproveitam a presença dos usuários para reforçar diversas orientações sobre a prevenção às ISTs, por meio de palestras e atendimento individual. As UBSs estão trabalhando assuntos como a importância do autocuidado, ISTs na gravidez, hepatites virais e cuidados na terceira idade.

Ainda de acordo com Cláudia, as ações também serão desenvolvidas nos desfiles das escolas de samba no centro de convenções – sambódromo, nos dias 18 e 19 de fevereiro.

Dados

O município de Manaus tem dado maior ênfase para o controle do HIV/Aids, sífilis, hepatite B e Síndrome do Corrimento Uretral Masculino. No ano passado, Manaus registrou 1.758 novos casos de HIV, o que representou alta de 18,7% em comparação com o ano anterior. O número de casos de sífilis aumentou 14,2%, com 3.900 casos confirmados no mesmo período.

Já em relação aos casos de hepatite B, Manaus registrou 209, três a mais que em 2021. Foram notificados, ainda, 539 casos da Síndrome do Corrimento Uretral, que pode ser causada por diversos agentes etiológicos, tendo como principais os que causam a clamídia, gonorreia, tricomoníase e o Mycosplasma Genitalium.

Texto – Divulgação / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa

Publicidade

Facebook