Estamos nas Redes

Aleam

Roberto Cidade enaltece importância do Parlamento Jovem durante posse da 16ª Legislatura do programa do Parlamento Estadual

Publicado

on

O estudante do 3º ano do ensino médio, da Escola Estadual Ernesto Pinho Filho, Diogo Santos da Costa, foi escolhido como representante do deputado estadual Roberto Cidade (UB) na 16ª edição do Programa Parlamento Jovem (PPJ), realizado pela Escola do Legislativo Senador José Lindoso, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc). A posse dos 24 deputados jovens eleitos ocorreu nesta terça-feira, 21/5, em uma Sessão Especial realizada no plenário Ruy Araújo.

Presidente do Legislativo Estadual, Cidade enalteceu a importância do Parlamento Jovem para fomentar discussões e reflexões acerca de temas relacionados à política, democracia brasileira e exercício da cidadania.

“Para nós é motivo de muita satisfação ver que a cada ano o Parlamento Jovem agrega mais adolescentes e evolui na consciência cidadã, ajudando a formar jovens cada vez mais integrados com a democracia do nosso País. Essa também é uma forma da Aleam contribuir com o processo cidadão”, declarou o deputado presidente.

O deputado jovem Diogo Santos da Costa, 17 anos, também destacou a importância da iniciativa para a reaproximação da sociedade com o Parlamento Estadual.

“Dentro da escola tínhamos uma visão limitada da Assembleia, que se tratava apenas de uma questão financeira, econômica ou administrativa, mas não é só isso. A política está em todos os setores, em todos os aspectos da sociedade. Por isso, é de suma importância que sejamos preparados, que a nossa lente seja ampliada. Isso é para nós uma base fundamental, que não vai servir só para a política, mas para todos os aspectos sociais e profissionais da nossa vida”, declarou.

Parlamento Jovem

O programa Parlamento Jovem é destinado a alunos do último ano do ensino médio de escolas públicas de várias regiões de Manaus. Ao longo da semana, os alunos vivenciam a rotina do Poder Legislativo amazonense, participando de palestras e treinamentos sobre legislação, redação oficial e técnica legislativa.

A iniciativa foi criada pela Resolução Legislativa nº 375/05 e instituída pela Aleam em 2008. Tem como objetivo promover a participação política e cidadã dos jovens estudantes amazonenses, permitindo que conheçam o funcionamento do Poder Legislativo Estadual e apresentem Projetos de Lei, que serão discutidos e votados pelos demais participantes.

O programa também inclui atividades culturais, palestras e debates sobre temas relevantes à sociedade.

Foto: Herick Pereira
Publicidade

Facebook