Estamos nas Redes

Política

Projeto de Roberto Cidade quer criar Programa Estadual de Tratamento da Endometriose

Publicado

on

De autoria do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV), o Projeto de Lei 466/2021, que tramita no Parlamento Estadual, propõe a criação do Programa Estadual de Tratamento da Endometriose. O intuito é promover campanhas de informações sobre a doença e, também, a montagem de um centro de referência para tratar como pacientes, assegurando o cuidado com as mulheres amazonense acometidas pela doença.

De acordo com a propositura, o sistema público de saúde deve realizar avaliações médicas periódicas, exames clínicos e laboratoriais, assim como campanhas anuais de orientação, detecção precoce e tratamento da endometriose em todos os municípios do Amazonas.

Segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a endometriose atinge cerca de 10% das mulheres brasileiras e o diagnóstico quase sempre é tardio, o que acaba culminando na necessidade de intervenção cirúrgica. “A doença afeta mais de seis milhões de mulheres no Brasil e 176 milhões no mundo. Neste ano, a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconheceu a endometriose como um problema de saúde pública, logo, nosso projeto atende a uma orientação internacional. A ideia é promover um diagnóstico precoce e um atendimento especializado às mulheres que têm a doença no Amazonas”, afirmou.

O PL prevê, também, a possibilidade do Governo do Estado estabelecer cooperação técnica com a rede de saúde privada para a realização dos exames e treinamentos necessários, bem como convênios entre órgãos públicos e entidades da sociedade civil, a fim de produzir trabalhos conjuntos sobre uma doença e, por fim, a criação do Centro de Referência de Tratamento da Endometriose no Estado do Amazonas.

Endometriose

A endometriose é uma condição na qual a mucosa que reveste a parede interna do útero, chamada de endométrio, cresce em outras regiões do corpo, normalmente na região pélvica fora do útero, incluindo os ovários, intestino, reto, bexiga, nervos e peritônio.

Alguns sintomas da endometriose são: dores na menstruação, infertilidade e dores nas relações sexuais.

Pesquisa desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva demonstrou que a doença é responsável por 40% dos casos de infertilidade em todo o País.

Foto: Evandro Seixas

Publicidade

Facebook