Política
Morre aos 83 anos, o ex-governador Amazonino Mendes
Amazonino Armando Mendes, um dos políticos mais influentes do Amazonas, faleceu na manhã deste domingo (12), em São Paulo. Ele era advogado, empresário e ocupou cargos importantes, tais como: quatro vezes governador do Estado, senador e três vezes prefeito de Manaus.
Amazonino estava internado no Hospital Sírio Libanês desde novembro do ano passado para tratar problemas respiratórios, incluindo diverticulite e pneumonia. Ele tinha 83 anos e era filiado ao Cidadania. A causa da morte ainda não foi revelada.
Natural de Eirunepé, Amazonino se formou em Direito pela Universidade Federal do Amazonas. Ele foi responsável por lançar na política uma geração de políticos e fundou a Universidade do Estado do Amazonas em 2001. Amazonino foi prefeito de Manaus pela primeira vez em 1983 e governador em 1987. Em 1993, foi eleito prefeito novamente e em 1995 eleito governador pela segunda vez. Ele retornou ao cargo de prefeito em 2009 e foi governador pela última vez em 2017-2019. Sua sobrinha, Mônica Mendes, anunciou a notícia de sua morte nas redes sociais e disse que sempre guardará seus ensinamentos em seu coração.