Estamos nas Redes

Política

Câmara Municipal de Manaus aprova novo empréstimo de R$ 145,8 milhões para a Prefeitura

Publicado

on

Foto: Divulgação

Em menos de 24 horas, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou um novo empréstimo de R$ 145,8 milhões para a Prefeitura junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O projeto de lei agora segue para sanção do prefeito David Almeida (Avante).

De acordo com a Prefeitura, os recursos serão destinados à modernização da infraestrutura tecnológica, incluindo a implantação de um novo data center e melhorias nos serviços fazendários. Também estão previstas ações de prevenção e mitigação de riscos, além da criação de um novo Portal da Transparência.

Essa aprovação ocorre um dia depois de os vereadores autorizarem outro financiamento, desta vez no valor de R$ 2,5 bilhões. Segundo o projeto de lei, esse empréstimo bilionário será contratado junto a instituições financeiras nacionais, com garantia da União, e os recursos poderão ser utilizados entre 2025 e 2028.

A Prefeitura afirmou que os valores serão aplicados em setores estratégicos, incluindo infraestrutura urbana, construção e revitalização de parques, contenção de processos erosivos e melhoramento de ramais e vicinais. Também estão previstas obras de desassoreamento de igarapés, construção de unidades habitacionais populares, desapropriações para regularização fundiária, além de investimentos em educação e saúde.

Outras iniciativas contemplam a construção e reforma de feiras e mercados e a aquisição de equipamentos para modernização fazendária. O objetivo, segundo a gestão municipal, é promover melhorias estruturais e sociais para a população da capital amazonense.