Estamos nas Redes

Polícia

Polícia Federal desvenda rede de financiamento de ‘mulas’ do tráfico no Amazonas

Publicado

on

Um homem foi preso com mais de 10 kg de drogas no aeroporto internacional em Manaus

A Polícia Federal desencadeou hoje a Operação Narco Grooming, visando desmantelar um grupo criminoso envolvido no recrutamento e financiamento de indivíduos para o transporte de drogas entre estados do país.

Mais de 70 agentes federais estão mobilizados na operação, cumprindo 4 mandados de prisão preventiva, 8 medidas cautelares diversas da prisão e 18 mandados de busca e apreensão, além do confisco de 44 veículos em Manaus, Tabatinga (a 1.108 quilômetros a oeste de Manaus) e Sorocaba/SP.

Utilizando cães farejadores, foi realizada a detenção em flagrante de um indivíduo com mais de 10 kg de drogas no Aeroporto Internacional de Manaus.

As investigações revelaram a existência de um grupo que recrutava e financiava pessoas para transportar drogas para outros estados, com destaque para São Paulo. Também foi identificado o receptor da droga e os transportadores.

Além disso, os responsáveis por lavar o dinheiro do grupo criminoso foram identificados, utilizando pessoas interpostas (laranjas), empresas fictícias e outras técnicas de lavagem de dinheiro, incluindo a compra e venda de veículos.

As medidas cautelares deferidas pelo judiciário têm como objetivo reunir provas dos crimes investigados e aprofundar as investigações sobre a origem, destino das drogas e a identificação de outros envolvidos.

As penas para os crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro podem ultrapassar 30 anos de prisão.

Foto: Divulgação PF