Polícia
Polícia desmonta centro de distribuição de drogas disfarçado de concessionária em Manaus
Foram apreendidos 280 quilos de drogas, entre maconha tipo skunk e cocaína, e 12 veículos utilizados para transportar os entorpecentes

Uma operação conduzida pelo Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcótico (Denarc) resultou na desmontagem de um ponto estratégico para o tráfico de drogas, instalado dentro de uma loja de veículos localizada na Zona Centro-Sul de Manaus. A ação aconteceu na tarde da última quinta-feira (10) e terminou com a apreensão de mais de 280 quilos de drogas, avaliadas em cerca de R$ 8 milhões. Além disso, foram confiscados dez carros, uma motocicleta e um caminhão, cujo valor total ultrapassa os R$ 2 milhões. Estima-se que o prejuízo causado ao crime organizado ultrapasse R$ 10 milhões.
Matheus Luiz Melo de Oliveira Cunha foi preso em flagrante, apontado como o responsável por armazenar e distribuir os entorpecentes.
A operação, coordenada pelo delegado Rodrigo Torres, titular do Denarc, foi deflagrada em um imóvel situado na rua Maranhão, no Conjunto Parque das Laranjeiras, Etapa I. O local, que funcionava sob o nome de Auto Center Mendes, servia como fachada para as atividades ilegais, de acordo com os investigadores.
Segundo o delegado, a investigação já durava meses e mirava um grupo criminoso responsável por enviar drogas de Manaus para cidades como Santarém (PA) e regiões do Ceará, utilizando veículos como meio de transporte para ocultar os entorpecentes.
Durante o trabalho investigativo, a equipe identificou um caminhão baú de cor prata, com placa ODU-5G06, como o principal veículo usado nas remessas. A partir do monitoramento desse caminhão, foi possível localizar o imóvel onde a droga era guardada.
Conforme explicou Torres, a loja de veículos era utilizada para esconder o caminhão e preparar os automóveis que seriam usados na distribuição interestadual da droga.
Na tarde da operação, por volta das 16h, os policiais fizeram vigilância nos arredores da propriedade e observaram a chegada de Matheus em um Honda Civic prata, de placa POQ-5F10. Ele foi abordado e negou a existência de drogas no local. Nada foi encontrado no caminhão, mas Matheus permitiu a entrada dos agentes no interior do imóvel.
Dentro do escritório, os investigadores perceberam um forte cheiro de entorpecentes vindo de um cômodo trancado. O suspeito alegou não possuir a chave, o que levou os policiais a arrombarem a porta. No interior do ambiente, foram localizadas várias caixas contendo tabletes de maconha do tipo skunk, além de porções de cocaína e óxi. Também foram encontrados materiais usados na embalagem das drogas, como filme plástico, balões, fitas adesivas e uma máquina seladora a vácuo.
No pátio, diversos veículos — inclusive de luxo — foram apreendidos. Eles eram utilizados, segundo as investigações, para o transporte das drogas a outras regiões do país. A apuração policial indica que Matheus era o encarregado por receber os entorpecentes escondidos nos carros, armazená-los e organizar a distribuição.
Na sede do Denarc, Matheus alegou que não era o proprietário do material ilícito, afirmando que apenas guardava a droga a mando de um indivíduo identificado como “Rodrigo”, que lhe pagava R$ 5 mil por cada carregamento. Mesmo com o forte odor no ambiente, ele negou saber que se tratava de substâncias ilegais.
O suspeito foi autuado em flagrante e passará por audiência de custódia. Ele permanecerá à disposição do Poder Judiciário.
De acordo com o delegado Rodrigo Torres, esta foi a sétima estrutura de distribuição de drogas desmantelada em áreas urbanas de Manaus somente nos últimos meses. As investigações apontam que os criminosos criam esses pontos estratégicos para escoar entorpecentes por meio de veículos e transportadoras.
“Não tenho dúvidas de que ainda existem muitos desses centros operando em diversas áreas da cidade”, declarou Torres.