Estamos nas Redes

Polícia

Polícia Civil do Amazonas inicia operação Vetus II em combate à violência contra idosos

Publicado

on

Ação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), em âmbito nacional

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra Idoso (Decci), iniciou, nesta sexta-feira (15/10), a segunda fase da operação Vetus, que visa o combate à violência contra idosos. A ação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi).

De acordo com a delegada Andrea Nascimento, titular da Especializada, a operação ocorrerá durante um mês, e está sendo deflagrada em todos os estados do país, além do Distrito Federal.

Conforme a autoridade policial, no decorrer dos próximos dias, os profissionais de Segurança Pública irão apurar denúncias de maus-tratos contra idosos e cumprirão mandados de prisão e medidas protetivas.

“O trabalho também prevê a instauração e conclusão de inquéritos, e visitas a abrigos e residências de vítimas. A violência contra o idoso é um crime grave, e pode haver pena de dois meses a um ano de reclusão, além de multa”, ressaltou a titular.

Denúncias – As denúncias serão recebidas por meio do Disque 100, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), e por meio dos canais locais, como o 181, disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), e pelos números (92) 3214-5800 e 3214-5801, disque-denúncia da Especializada.

“As denúncias feitas por meio do Disque 100 e 181 são gratuitas e podem ser anônimas. Qualquer pessoa pode acionar os serviços. Garantimos o sigilo total”, disse a delegada.

Operação – A primeira fase da operação Vetus foi realizada em outubro de 2020, e ao todo, apurou mais de 13 mil denúncias, e resultou na prisão de mais de 570 agressores em todo o país.

FOTO: Erlon Rodrigues/PC-AM

Publicidade

Facebook