Polícia
Investigado por tortura e assassinato é capturado ao tentar se esconder debaixo da cama
O autor fazia parte de um grupo responsável por torturar e executar suspeitos de furtos no município
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 79ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Anori, em parceria com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), deflagrou na quinta-feira (07/02) a Operação Custos Vitae, resultando na prisão de Renato Encarnação Moura, 25, suspeito de integrar um grupo criminoso envolvido na tortura de quatro homens, com idades entre 19 e 25 anos, e no homicídio de um deles.
O delegado João Batista Flores informou que as investigações começaram em 28 de setembro de 2024, quando um jovem de 19 anos deu entrada em uma unidade hospitalar com graves lesões nos braços, resultado de tortura. Em 29 de outubro do mesmo ano, mais dois homens foram hospitalizados com fraturas, e, posteriormente, o corpo de uma quarta vítima, já em estado de decomposição, foi localizado.
As apurações revelaram que Renato fazia parte de um grupo de cinco indivíduos que torturavam e executavam pessoas suspeitas de furtos na região. Identificados os envolvidos, a Polícia solicitou à Justiça a expedição de mandados de prisão preventiva, dois dos quais foram cumpridos em novembro de 2024.
Na última quinta-feira (06/02), os investigadores receberam uma denúncia anônima sobre o retorno de Renato à cidade. Ele foi encontrado na casa de familiares e tentou se esconder debaixo da cama, mas acabou capturado.
Outros dois suspeitos seguem foragidos. Renato Encarnação Moura responderá pelos crimes de tortura, homicídio qualificado, sequestro, lesão corporal e associação criminosa, permanecendo à disposição da Justiça.