Polícia
Fugitivo com histórico criminal extenso é detido após investigação conjunta
Uma operação conjunta entre o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) do Ceará e o 1° Distrito Integrado de Polícia (1DIP) do Amazonas resultou na prisão de Rafael Brasil, conhecido como “Rafinha”, criminoso investigado por tráfico de drogas e homicídios. Ele foi capturado na noite de ontem em Cabedelo, Paraíba, após o compartilhamento de informações entre as forças policiais.
As investigações tiveram início no Amazonas, quando Rafael foi associado ao tráfico de drogas após a prisão de um cantor de forró, flagrado dirigindo um veículo clonado com 30 quilos de maconha. Durante a operação, a polícia encontrou mais entorpecentes e munições na residência do criminoso. Com um mandado de prisão expedido, ele fugiu para Fortaleza, Ceará, onde teria participado da execução de um policial penal em 28 de janeiro, crime que gerou grande repercussão.
Diante do homicídio, o DHPP do Ceará iniciou uma investigação paralela, que levou à prisão de quatro suspeitos e à morte de outros três em confrontos com a polícia. No entanto, a captura de “Rafinha” continuava como prioridade. Com o mandado de prisão em aberto, as forças de segurança do Ceará se uniram ao 1DIP para localizá-lo.
Rafael Brasil foi encontrado utilizando documentos falsos e, além das acusações anteriores, foi autuado em flagrante por falsidade ideológica. Ele possui um histórico criminal extenso, com prisões anteriores pela Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos durante as operações Chancela II e Guilhotina.
Após os procedimentos legais, ele passará por audiência de custódia e será transferido para o Amazonas, onde responderá pelos crimes cometidos.