Polícia
Cinco pessoas são presas por rinha de galo em Manaus
Equipes do Batalhão de Policiamento Ambiental prenderam, na tarde de sábado (28), cinco pessoas envolvidas em uma rinha de galo na rua Pará, bairro São José, Zona Leste de Manaus. As prisões ocorreram após denúncias feitas à Linha Direta da corporação.
Ao chegarem ao local, os policiais flagraram dois galos em plena luta, além de outros feridos, com vestígios de sangue nas patas, asas e cabeça, de acordo com o Batalhão Ambiental.
No total, foram apreendidos 55 galos vivos, um macaco, materiais utilizados nas rinhas, medicamentos, instrumentos cirúrgicos e um ringue improvisado. Também foram confiscados um celular, chaves de veículos, carteiras de documentos e R$ 455,55 em espécie.
Os suspeitos e o material apreendido foram encaminhados ao 14° Distrito Integrado de Polícia (DIP) para os procedimentos legais.
O Batalhão Ambiental destacou que o abuso e maus-tratos a animais, sejam eles silvestres ou domésticos, configuram crime ambiental, conforme a Lei 9.605/98. O artigo 32 trata especificamente do maltrato a animais, enquanto o artigo 29 proíbe a captura e posse de animais silvestres sem autorização, com penalidades previstas para os infratores.