Polícia
Capitão da PM e delegado do 14º DIP discutem e vídeo viraliza na internet

Um homem foi preso com uma escopeta e um tablete de cocaína na noite de sexta-feira (17) em Manaus. A prisão gerou um conflito entre o delegado Rafael Wagner Soares, do 14º DIP, e o Capitão Soeiro, da 30ª Cicom. Os dois discutiram sobre quem deveria decidir os procedimentos a serem adotados contra o preso. A discussão foi filmada por agentes.
No vídeo, é possível ver o delegado mandando os PMs saírem da delegacia e eles se recusando. Eles também trocam acusações sobre a competência de cada um para lidar com a situação. O delegado chega a ameaçar prender os PMs e um deles responde: “Então, prenda”.
O preso era considerado de “alta periculosidade” e tinha mandado de prisão em aberto, segundo a associação dos oficiais da Polícia Militar (AOPBMAM). A entidade divulgou uma nota de repúdio à conduta do delegado e disse que ele demonstrou “desequilíbrio” na condução da ocorrência.
A associação dos delegados da Polícia Civil (Sindepol/AM) também se manifestou por meio de uma nota. Ela defendeu a postura profissional do delegado e afirmou que ele tem autonomia para analisar e decidir os procedimentos policiais que devem ser adotados nos casos levados à unidade policial.
Segundo a associação da Polícia Civil, o capitão da PM agiu de forma “desrespeitosa”. “A desrespeitosa atitude do Capitão Soeiro destoa do profissionalismo padrão dos oficiais da Polícia Militar do Amazonas e demonstra o desconhecimento do mesmo quanto aos limitares de suas atribuições”, afirma um trecho da nota do Sindepol/AM.
