Estamos nas Redes

Nacional

Desmatamento na Amazônia atinge recorde para fevereiro em apenas duas semanas

Publicado

on

Foto: Rudimar Narciso Cipriani/ TG

O desmatamento na Amazônia bateu recorde para fevereiro em pouco mais de duas semanas, alcançando 208,7 km² de floresta perdida, segundo dados divulgados pelo sistema Deter do Inpe.

Esse número é superior ao recorde anterior registrado em 2022, quando foram desmatados 198,6 km² de floresta no mesmo período. Os estados mais afetados foram Mato Grosso, Pará e Amazonas.

Normalmente, o início do ano é chuvoso na região, o que dificulta a destruição da vegetação. No entanto, esse aumento no desmatamento ocorreu após uma queda de 61% em janeiro, e os dados finais do trimestre darão um diagnóstico mais preciso da situação atual.

Desde o início do ano, 375,3 km² de floresta foram desmatados na Amazônia. O novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva tem concentrado ações na região amazônica para combater a crise humanitária dos yanomamis e o garimpo ilegal.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou recentemente o programa “Amazônia Mais Segura”, que tem como objetivo ampliar as ações de segurança na região para combater essas atividades ilegais.

Publicidade

Facebook