Mundo
Trump reage a drones russos abatidos pela Polônia e questiona Moscou
Ex-presidente dos EUA comentou episódio em que forças polonesas abateram drones; governo da Polônia falou em provocação e Rússia negou acusações

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comentou nesta quarta-feira (10) sobre a incursão de drones russos no espaço aéreo da Polônia. A manifestação ocorreu depois de militares poloneses derrubarem os equipamentos, em meio ao aumento das tensões militares no continente europeu.
“Qual é o problema da Rússia em invadir o espaço aéreo polonês com drones? Vamos lá!”, publicou Trump em sua rede Truth Social. O ex-presidente norte-americano não fez outros apontamentos sobre o incidente.
Mais cedo, o primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, classificou o episódio como uma “provocação em larga escala” e disse que foi “o momento mais próximo de um confronto direto desde a Segunda Guerra Mundial”.
Apesar disso, Tusk ressaltou que não vê indícios de que o país esteja prestes a entrar em guerra.
Já Moscou negou ter direcionado drones contra a Polônia. Segundo Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, os equipamentos foram usados em um ataque de grande porte contra bases militares no oeste da Ucrânia, rejeitando a acusação de provocação.
