Internacional
UE reagirá a tarifa de 25% sobre aço e alumínio anunciada por Trump
“A UE não vê justificativa para a imposição de tarifas sobre suas exportações”, disse a Comissão Europeia em comunicado
A Comissão Europeia anunciou nesta segunda-feira (10) que reagirá às tarifas sobre metais propostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com o objetivo de proteger os interesses da União Europeia. No entanto, a Comissão afirmou que só tomará uma decisão após obter mais esclarecimentos sobre as medidas, uma vez que ainda não recebeu uma notificação oficial sobre as novas tarifas.
Trump declarou no domingo que imporá tarifas de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio para os EUA, em mais uma fase de sua reforma da política comercial americana.
A Comissão Europeia destacou que não há justificativa para a imposição de tarifas sobre os produtos da UE e que reagirá para proteger as empresas, trabalhadores e consumidores europeus de medidas que considere injustificadas. No comunicado, a Comissão frisou que não responderá a “anúncios vagos” sem detalhes ou esclarecimentos formais.
Caso confirmada, a medida de Trump seria semelhante à ação de seu primeiro mandato, quando impôs tarifas de 25% sobre o aço de vários países e de 10% sobre o alumínio, afetando 6,4 bilhões de euros em exportações da UE. Em resposta, a União Europeia havia imposto tarifas sobre 2,8 bilhões de euros em produtos dos EUA, com planos de adicionar mais 3,6 bilhões de euros após três anos.
A administração do presidente Joe Biden e a UE haviam concordado em suspender as tarifas dos EUA e as contramedidas europeias. A suspensão permitiu uma cota de 3,3 milhões de toneladas métricas de aço e 384.000 toneladas de alumínio para os produtores da UE, com base em médias históricas.