Estamos nas Redes

Internacional

Tanques israelenses atingem áreas no sul do Líbano após alegada violação de cessar-fogo

Publicado

on

Após declaração, Israel disparou em áreas no sul do território libanês

Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (28), disparos de tanques israelenses atingiram seis áreas no sul do Líbano, segundo informações da mídia estatal e fontes de segurança libanesas. O exército israelense justificou a ação alegando que o cessar-fogo com o grupo Hezbollah foi violado quando suspeitos, alguns em veículos, se aproximaram de áreas na região fronteiriça.

O cessar-fogo, mediado por Estados Unidos e França, entrou em vigor na quarta-feira (27), com o objetivo de permitir que moradores dos dois países comecem a retornar às áreas destruídas por 14 meses de conflito. No entanto, o exército israelense recomendou que os habitantes de cidades ao longo da fronteira ainda não retornem devido a questões de segurança.

Os disparos israelenses atingiram as localidades de Markaba, Wazzani, Kfarchouba, Khiyam, Taybe e as planícies agrícolas de Marjayoun, todas localizadas a cerca de dois quilômetros da Linha Azul, que demarca a fronteira entre Líbano e Israel. Em Markaba, duas pessoas ficaram feridas, de acordo com uma fonte de segurança.

Famílias libanesas deslocadas tentaram retornar para verificar suas propriedades, mas enfrentaram a presença de tropas israelenses ainda estacionadas em cidades no território libanês. Repórteres relataram o sobrevoo de drones de vigilância no sul do Líbano.

Hassan Fadlallah, legislador do Hezbollah, acusou Israel de atacar civis que tentavam voltar para suas aldeias no sul do Líbano. Até o momento, nem o Hezbollah nem o governo israelense se pronunciaram oficialmente sobre o incidente.

Cessar-fogo

O acordo, um feito diplomático raro em uma região devastada por conflitos, encerrou o confronto mais mortal entre Israel e o grupo militante, apoiado pelo Irã, em anos.

Mas o governo israelense continua lutando contra seu outro grupo, o palestino Hamas, na Faixa de Gaza.

Sob os termos do cessar-fogo, as forças israelenses podem levar até 60 dias para se retirar do sul do Líbano, mas nenhum dos lados pode lançar operações ofensivas.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou haver instruído os militares a não permitir que os moradores voltassem para as aldeias perto da fronteira.

Publicidade

Facebook