Estamos nas Redes

Internacional

Número de mortos em inundações na Espanha sobe para 219, com 93 desaparecidos

Publicado

on

As autoridades espanholas confirmaram a morte de pelo menos 219 pessoas nas cheias da última semana, havendo registo de 93 pessoas desaparecidos. Nas morgues de Valência há 54 corpos por identificar.

Foto: BIEL ALINO/EPA

As autoridades espanholas confirmaram que o número de mortos nas inundações de 29 de outubro subiu para 219, enquanto o número de desaparecidos aumentou para 93, de acordo com o balanço oficial mais recente divulgado na noite de quarta-feira.

A Comunidade Valenciana, no leste da Espanha, foi a região mais afetada, contabilizando 211 mortes. Em Castela-La Mancha, região vizinha, houve sete óbitos, enquanto na Andaluzia, no sul do país, uma pessoa perdeu a vida devido ao temporal da semana passada.

Esses dados foram confirmados pelo ministro da Administração Interna, Fernando Grande-Marlaska, em entrevista à rádio Cadena Ser. Segundo as autoridades, os 93 desaparecidos foram registrados até as 20h de quarta-feira, com informações fornecidas por familiares, que também disponibilizaram amostras biológicas para a futura identificação das vítimas, caso os corpos sejam encontrados. Esse processo é supervisionado pelo Tribunal Superior de Justiça da Comunidade Valenciana, que administra o Centro de Integração de Dados (CID), responsável pela gestão e identificação dos desaparecidos durante a tragédia.

O CID destacou que o número de desaparecidos ainda pode mudar, pois novos casos podem ser reportados. Atualmente, há 54 cadáveres sem identificação nas morgues de Valência, cujas características estão sendo comparadas com os dados dos desaparecidos.

Grande-Marlaska frisou que as informações sobre os desaparecidos são tratadas com “máxima sensibilidade” e divulgadas apenas por meio do CID, a fim de garantir dados precisos e evitar a disseminação de boatos e desinformação.

Publicidade

Facebook