Estamos nas Redes

Internacional

Nikki Haley vence Donald Trump pela primeira vez nas primárias nos Estados Unidos

Publicado

on

A pré-candidata à presidência dos Estados Unidos Nikki Haley venceu as primárias do Partido Republicano em Washington, no Distrito de Columbia, no domingo (3).

Essa foi a primeira vitória da ex-governadora da Carolina do Sul no processo de indicação da legenda, interrompendo, pelo menos temporariamente, o predomínio de Trump.

Haley é a única oponente do ex-presidente norte-americano na disputa. Ela obteve 62,9% dos votos, contra 33,2%. Trump venceu as primeiras oito disputas de nomeação por margens significativas antes de perder para Haley na capital dos Estados Unidos.

Essa não é a primeira vez que os republicanos rejeitam Trump em Washington. Durante a última disputa competitiva de nomeação republicana no Distrito de Columbia, em 2016, Trump recebeu menos de 14% dos votos e nenhum delegado, mesmo tendo conquistado a nomeação em nível nacional.

A vitória de Haley antecede uma das datas mais importantes da eleição: a Superterça, como é chamado o dia no qual vários Estados votam simultaneamente em postulantes à presidência dos Estados Unidos.

Historicamente, o dia costuma ser decisivo tanto para o Partido Republicano quanto para o Democrata, mas, principalmente, para a sigla que está na oposição – desta vez, os republicanos.

Neste ano, 15 Estados e um território dos Estados Unidos votam na Superterça, em 5 de março. Para os republicanos, isso significa a escolha de 874 do total de 2.429 de delegados do partido.

Foto: Reprodução

Fonte: Agência Brasil

Publicidade

Facebook