Internacional
NASA desenvolve sondas robóticas para monitorar derretimento do gelo
Engenheiros especializados em construção de espaçonaves da NASA estão projetando uma frota de sondas robóticas submersíveis para avaliar o impacto das mudanças climáticas no derretimento do gelo próximo à Antártida e suas consequências para o nível do mar.
O protótipo dessas sondas, desenvolvido pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, localizado em Los Angeles, foi testado em uma base da Marinha dos EUA no Ártico. Em março, o veículo foi lançado sob o congelado Mar de Beaufort, ao norte do Alasca.
Paul Glick, engenheiro de robótica do laboratório e principal pesquisador do projeto IceNode, explicou que “esses robôs são uma plataforma para levar instrumentos científicos às regiões mais de difícil acesso da Terra”. As sondas visam fornecer dados mais precisos sobre como o aquecimento das águas oceânicas perto da Antártida está contribuindo para o derretimento do gelo costeiro do continente. Isso permitirá que os cientistas aprimorem os modelos computadorizados que preveem o futuro nível do mar.
Uma análise do laboratório publicada em 2022 revelou que o afinamento e o desmoronamento das plataformas de gelo antárticas reduziram sua massa em cerca de 12 trilhões de toneladas desde 1997, o dobro das estimativas anteriores. Caso toda a plataforma de gelo do continente se derretesse, o nível dos oceanos subiria aproximadamente 60 metros, segundo a NASA.
As plataformas de gelo, que são grandes placas de água doce congelada que se estendem por quilômetros do continente para o mar, levam milhares de anos para se formar e atuam como barreiras que seguram as geleiras, evitando que deslizem para o oceano. No entanto, imagens de satélite têm mostrado um aumento na taxa de desprendimento de icebergs, superando a capacidade natural de reposição das plataformas.
Além disso, o aumento da temperatura dos oceanos está erodindo as plataformas de gelo por baixo. Os cientistas buscam entender esse fenômeno com mais precisão por meio dessas novas sondas.
Fonte: Agência Brasil