Estamos nas Redes

Internacional

Migrantes avançam em direção à fronteira dos Estados Unidos

Publicado

on

Milhares de migrantes e solicitantes de asilo estão avançando lentamente para o norte, atravessando o Estado de Chiapas, no sul do México, em uma caravana rumo à fronteira dos Estados Unidos. Isso acontece um dia antes da visita planejada de autoridades norte-americanas ao México para discutir a questão da migração.

Nesta quarta-feira, o Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e o Chefe de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, estão programados para se encontrar com o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, com o intuito de abordar “a migração irregular sem precedentes no Hemisfério Ocidental e identificar maneiras de lidar com os desafios de segurança na fronteira”, de acordo com um comunicado do porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller.

Essa reunião sucede uma conversa telefônica entre o presidente dos EUA, Joe Biden, e López Obrador, na qual ambos concordaram sobre a necessidade de mais vigilância na fronteira comum.

Na terça-feira, os migrantes, incluindo muitos com crianças pequenas, estavam se deslocando pela autoestrada perto da cidade de Villa Comaltitlán, no sul do México. Alguns seguravam uma faixa com os dizeres “Êxodo da pobreza”.

Rosa, originária de El Salvador, expressou a esperança de que as autoridades possam aliviar o sofrimento dos migrantes.

“Estamos buscando um futuro melhor para nossos filhos e famílias”, disse ela durante a caminhada. “Espero que isso sensibilize seus corações”, acrescentou.

Segundo a ONU, os migrantes e solicitantes de asilo atravessam o México em direção aos EUA para escapar da violência, dificuldades econômicas e dos impactos adversos das mudanças climáticas.

Foto: reprodução

Fonte: Agência Brasil

Publicidade

Facebook