Estamos nas Redes

Internacional

Keir Starmer promete reformular acordo pós-Brexit e fortalecer relações com a UE

Publicado

on

O novo primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, prometeu nesta segunda-feira garantir um acordo melhorado com a União Europeia sobre as regras comerciais pós-Brexit, reformulando o “acordo malfeito” assinado pelo ex-premiê Boris Johnson.

Em um discurso em Belfast, após conversas com os líderes da Irlanda do Norte, Starmer destacou que seu governo precisará implementar mudanças no acordo atual para construir confiança com a UE.

“Acreditamos que podemos conseguir um acordo melhor do que o acordo malfeito que Boris Johnson trouxe para casa e trabalharemos nisso”, afirmou Starmer, que obteve uma vitória esmagadora na semana passada em uma eleição geral. “Não conseguiremos um relacionamento melhor a menos que demonstremos compromisso com o relacionamento e com os acordos que já foram estabelecidos.”

O Partido Trabalhista descartou a possibilidade de voltar a participar do mercado único ou da união alfandegária da UE, mas declarou que é possível remover algumas barreiras comerciais com o bloco, do qual o Reino Unido saiu em 2020.

O maior partido pró-Reino Unido da Irlanda do Norte encerrou um boicote à assembleia após ajustes nas regras comerciais garantidos pelo ex-primeiro-ministro Rishi Sunak em fevereiro, mas continua pedindo mais mudanças.

Questionado sobre a perspectiva de um referendo sobre uma Irlanda unida, depois que os nacionalistas irlandeses do Sinn Fein se tornaram o maior grupo da província no Parlamento, Starmer disse que “agiria de acordo com o Acordo da Sexta-Feira Santa” — o acordo de paz de 1998 que encerrou três décadas de violência sectária.

De acordo com o acordo, um referendo fica a critério do governo britânico se “parecer provável” ao ministro britânico para a Irlanda do Norte que uma maioria seria a favor do corte de laços com Londres.

Starmer, que visitou Edimburgo, na Escócia, no domingo, deve continuar sua turnê pós-eleitoral pelas quatro nações do Reino Unido com uma visita a Cardiff, no País de Gales, nesta segunda-feira.

Foto: OLI SCARFF/AFP

Publicidade

Facebook