Estamos nas Redes

Internacional

Japão inicia segunda fase de despejo de água da central nuclear de Fukushima

Publicado

on

O Japão iniciou nesta quinta-feira (5) a segunda fase o processo de despejo no mar da água tratada da central nuclear de Fukushima, informou a operadora TEPCO.

A primeira fase começou em 24 de agosto, quando o Japão iniciou o processo de despejar parte da 1,34 milhão de tonelada de água residual acumulada desde que um tsunami danificou a central nuclear em 2011.

O governo japonês insiste que a água tratada não representa riscos para a saúde, mas a China criticou o processo e proibiu a importação de produtos marinhos do Japão.

Assim como na primeira fase, concluída em 11 de setembro, 7.800 toneladas de água serão despejadas na segunda fase.

A TEPCO destacou que a água foi filtrada para eliminar os elementos radioativos, com exceção do trítio, que permanece em níveis considerados seguros.

“Foi confirmado que a primeira fase de despejo aconteceu de acordo com os planos e de forma segura”, declarou o porta-voz do governo, Hirokazu Matsuno. Ele também destacou que não foram detectadas irregularidades.

O processo completo de despejo, que deve demorar décadas, visa abrir espaço para a remoção de combustível radioativo perigoso e dos detritos dos reatores danificados da central.

Foto: STR / JIJI PRESS / AFP

Fonte: Agência Brasil

Publicidade

Facebook