Estamos nas Redes

Internacional

Hidalgo e líderes locais nadam no Sena em demonstração de despoluição

Publicado

on

Anne Hidalgo, prefeita de Paris, demonstrou sua determinação ao cumprir uma promessa significativa nesta quarta-feira, 17 de julho. Nove dias antes da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, ela nadou no rio Sena para destacar a despoluição bem-sucedida das águas.

Acompanhada por outros líderes, como Tony Estanguet, presidente do Comitê Organizador dos Jogos, e Marc Guillaume, representante governamental da região Île-de-France, Hidalgo mergulhou simbolicamente nas águas onde serão realizadas provas de triatlo, maratona aquática e paratriatlo.

Este evento marca um marco histórico após um século desde a proibição do banho no rio em 1923. Hidalgo, ao nadar cerca de 100 metros em estilo crawl, afirmou: “É um sonho realizado. A promessa de despoluição foi cumprida.”

Investimento bilionário

Foi investido 1,4 bilhão de euros (R$ 8,35 bi) desde 2016 para transformar o rio Sena e seu principal afluente, o Marne, próprios para banho. Finalmente, em 2024, o objetivo foi concluído com sucesso.

Adversidades

Em caso de fortes chuvas, a água não tratada pode ir para o rio, trazendo complicações sobre a poluição. Esse é um trabalho para as obras de retenção inauguradas pouco antes dos Jogos. 

No plano B, a ideia é adiar as provas por alguns dias ou até transferir a maratona aquática para a cidade de Vaires-sur-Marne.

Homenagem

Após o mergulho, Anne Hidalgo homenageou o prefeito de 1990, Jacques Chirac, que prometeu limpar as águas do Sena quando estava no cargo.

Provas

Maratona aquática – 8 de agosto (feminino) e 9 de agosto (masculino).

Triatlo – 30 e 31 de julho individuais feminino e masculino e, em 5 de agosto, o revezamento misto por equipes.

Foto: Abdul Saboor

Publicidade

Facebook