Internacional
Erupção do vulcão Lewotobi na Indonésia deixa ao menos 10 mortos e força evacuações
Pelo menos 10 pessoas morreram após a erupção do vulcão Lewotobi Laki-laki, na Ilha de Flores, leste da Indonésia. A explosão ocorreu no domingo às 23h57, horário local (12h57 em Brasília), expelindo lava, rochas em chamas e uma densa coluna de cinzas, informou o porta-voz do Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos, Hadi Wijaya, nesta segunda-feira.
Após a erupção, a região enfrentou queda de energia e fortes chuvas acompanhadas de relâmpagos, o que causou pânico entre os moradores. O status do vulcão foi elevado para o nível máximo de alerta, e a área num raio de sete quilômetros da cratera foi declarada como zona de exclusão.
A lava e as rochas incandescentes atingiram assentamentos a cerca de quatro quilômetros da cratera, destruindo e danificando várias residências. O funcionário local, Heronimus Lamawuran, afirmou que a erupção afetou sete vilarejos, e a retirada de moradores para áreas seguras a 20 km da cratera começou na manhã de segunda-feira.
Imagens registradas pela população e divulgadas pelas autoridades mostram o céu noturno iluminado pela lava, enquanto vídeos revelam casas em chamas, estradas cobertas por cinzas e moradores usando máscaras durante a evacuação. A agência de desastres indonésia alertou sobre o risco de inundações e fluxos de lava fria nos próximos dias.
Em resposta à situação, o governo local decretou estado de emergência por 58 dias, o que permite ao governo central fornecer ajuda aos cerca de 10 mil moradores afetados. Autoridades seguem coletando dados sobre o número total de evacuados. O aeroporto mais próximo, em Maumere, foi temporariamente fechado.
A Indonésia, situada no “Anel de Fogo do Pacífico”, enfrenta frequentes eventos vulcânicos e sísmicos. O episódio ocorre após outras erupções no país este ano, incluindo o Monte Ibu e o Ruang, em maio, que também resultaram em evacuações de vilarejos.