Estamos nas Redes

Internacional

Após morte de Elizabeth II, começa operação ‘London Bridge’

Publicado

on

Nomeada de operação “London Bridge” (Ponte de Londres), vai ser posto em prática após a morte da rainha Elizabeth II, aos 96 anos. Foi desenvolvida em 1960 e detalhada durante anos para a realização de seu funeral. Nelas estão o protocolo oficial da realeza para a morte da majestade.

O plano detalha como devem ocorrer as ações a serem tomadas, horas, dias após o falecimento. Eram revisados pelo menos três vezes por ano por funcionários que trabalhavam no palácio, pela política, por emissoras de TV e pelo exército.

“London Bridge”

Funciona da seguinte maneira, as atividades do governo ficam suspensas por pelo menos 10 dias, exceto atividade que é de funcionamento essencial. As bandeiras do palácio são erguidas a meio mastro, por pelo menos 10 minutos.

O primeiro- ministro deve ser avisado utilizando a seguinte frase: “A Ponte de Londres caiu”, significando que a rainha morreu. Será colocado no portão do palácio um comunicado e logo publicado no site da família real e nas redes sociais oficiais.

Dia D

Os dias da morte são nomeados de o “Dia D”, a partir deste são referenciados como D+1, D+2, e assim por diante. Imediatamente após a morte, um memorial para os ministros acontece em uma catedral, que embora a cerimônia seja planejada, deve ocorrer de forma espontânea. O príncipe Charles deve passar por alguns países como Irlanda do Norte, pela Escócia e pelo País de Gales.

No quinto dia, o corpo é transferido para o Palácio de Westminster, para a população poder prestar homenagens por três dias. O funeral é planejado para ocorrer durante 10 dias, e o enterro deve acontecer na capela memorial Rei George VI. Além disso, o conselho de assessão deve se reunir no D+1, para proclamar Charles como novo rei.

Depois desse processo todo, o retrato da rainha ficá pendurado em todas as prefeituras por pelo menos um mês, e todas as flores colocadas ao redor do palácio serão retiradas após o funeral do estado.

Foto: Arquivo de Imagens

Fonte: RTP

Publicidade

Facebook