Estamos nas Redes

Internacional

Angola inicia campanha de vacinação contra a cólera nas províncias mais afetadas

Publicado

on

Foto: ONU

O Ministério da Saúde de Angola iniciou hoje uma campanha de vacinação contra a cólera, com foco nas três províncias mais afetadas: Luanda, Bengo e Icolo e Bengo. Cerca de um milhão de doses foram adquiridas para conter a propagação da doença.

Desde o início do surto, em 7 de janeiro, o país já registrou 1.584 casos e 59 mortes. Atualmente, a cólera atinge oito províncias: Luanda, Bengo, Icolo e Bengo, Cuanza-Norte, Huambo, Huíla, Malanje e Zaire, segundo dados oficiais.

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, explicou que, devido à escassez global de vacinas, a imunização será concentrada nos epicentros da epidemia. No dia 20 de janeiro, Angola recebeu 948.466 doses do estoque de reserva da Organização Mundial da Saúde (OMS). Apesar de existirem oito milhões de doses disponíveis globalmente, o país recebeu menos de um milhão, sendo as comunidades selecionadas com base em critérios epidemiológicos.

Para a campanha, foram mobilizadas 6.104 pessoas, incluindo vacinadores, mobilizadores, registradores, supervisores e agentes locais, com o apoio das forças de defesa e segurança.

A vacina, chamada Euvichol, é administrada por via oral em dose única para pessoas a partir de um ano de idade, com uma eficácia de até 80%. Além da imunização, o Ministério da Saúde implementou medidas de contingência, como fornecimento de água potável, saneamento básico, higiene alimentar, vigilância epidemiológica e conscientização da população para conter a propagação da doença.

Publicidade

Facebook