Esportes
Vasco vence Flamengo por 1 a 0 na 10ª rodada da Taça Guanabara

No primeiro jogo do Flamengo após a derrota na Recopa Sul-Americana, o Vasco derrotou o rival por 1 a 0 neste domingo, no Maracanã, em jogo válido pela 10ª rodada da Taça Guanabara – primeira fase do Campeonato Carioca. O belo gol foi marcado por Pumita Rodríguez.
O Vasco não vencia o Flamengo há quase dois anos: a última vitória no Clássico dos Milhões foi em abril de 2021, também no Carioca. Desde então, foram três jogos e três vitórias do Flamengo.
Com os três pontos, o Vasco chegou aos 20 pontos e voltou ao terceiro lugar na tabela. A última rodada promete ser emocionante, com o Fla-Flu decidindo o título da Taça Guanabara e Vasco, Volta Redonda (19) e Botafogo (19) disputando duas vagas nas semifinais do Cariocão. Os jogos serão realizados entre quarta e quinta-feira.
Ambas as equipes fizeram algumas mudanças em sua escalação. Sem Pedro, Vítor Pereira optou por escalar o Flamengo com cinco meias – Vidal, Thiago Maia, Gerson, Arrascaeta e Éverton Ribeiro – e apenas Gabigol na frente. Do outro lado, Maurício Barbieri deu a estreia a Andrey Santos ao lado de Jair e Rodrigo. Outro estreante foi Capasso, que substituiu Miranda, que se lesionou.
A primeira parte do jogo foi muito aberta e animada, embora tenha terminado sem golos. O Flamengo começou mais forte e Arrascaeta acertou a trave logo aos dois minutos. Aos 10, o uruguaio armou Gabi para um chute certeiro a gol, mas o atacante foi impedido pelo goleiro Léo Jardim.
O Vasco respondeu duas vezes por meio de Pedro Raul, que acertou a trave com um belo chute de longe e de cabeça. No geral, o Flamengo foi o melhor time no primeiro tempo, com mais chutes a gol, passes mais certeiros e mais posse de bola.
No início do segundo tempo, Thiago Maia sofreu uma lesão no tornozelo, e VP decidiu substituí-lo por Everton Cebolinha. Sem alterações, o Vasco abriu o placar contra um Flamengo mais ofensivo logo aos três minutos. Foi um gol soberbo: Piton cruzou, Fabrício Bruno limpou e Puma Rodríguez disparou de longe, acertando o canto direito do gol santista.
Perdendo, o Flamengo avançou em busca do empate, enquanto o Vasco tentava acertar no contra-ataque. Aos 24 minutos, Ayrton Lucas cometeu falta sobre Marlon Gomes dentro da área e o árbitro marcou pênalti. No entanto, o pênalti de Pedro Raul foi defendido pelo Santos, que mergulhou para a direita para desviar a bola para escanteio.
O erro do Vasco aumentou o ritmo do Flamengo, que pressionou e ameaçou a área do Vasco. As melhores chances foram de Cebolinha, em chute de longe, e duas de Gabigol, com belo passe de Matheus Gonçalves e chute de canhoto, mas Léo Jardim defendeu as duas. O Vasco também teve uma boa chance por meio de Nenê, mas o placar ficou em 1 a 0 para o Vasco no Maracanã.
