Estamos nas Redes

Esportes

Show de viradas: Grêmio derrota Botafogo por 4 a 3 e assume vice-liderança no Brasileirão

Publicado

on

Nesta quinta-feira, o Grêmio conquistou uma vitória emocionante sobre o Botafogo, virando o placar para 4 a 3 em São Januário, durante a 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Embora o time carioca tenha saído na frente, a reviravolta aconteceu na segunda etapa, com Luis Suárez marcando três gols e colocando o Tricolor Gaúcho na vice-liderança, à frente do Palmeiras e empatado com o próprio Botafogo.

Com esse resultado, o Grêmio alcançou 59 pontos, igualando a pontuação de Botafogo e Palmeiras. A equipe de Renato Gaúcho ultrapassou o Verdão e assumiu a segunda posição devido a uma vitória a mais. Apesar de ter um jogo a mais que o Botafogo, o Tricolor Gaúcho não conseguiu assumir a liderança devido ao saldo de gols.

O primeiro tempo foi bastante movimentado, com o Botafogo abrindo o placar através de Diego Costa, mas o Grêmio empatou imediatamente com Everton Galdino. Os alvinegros voltaram a ficar na frente com um gol de Junior Santos. O segundo tempo manteve a intensidade, com os cariocas ampliando a vantagem com Marlon Freitas no início. No entanto, os gaúchos reagiram rapidamente e empataram com dois gols de Luís Suárez. O uruguaio estava inspirado e virou o jogo, definindo o resultado final.

Na próxima rodada, o Botafogo enfrentará o Bragantino neste domingo, em Bragança Paulista. No mesmo dia, o Grêmio receberá o Corinthians em Porto Alegre.

O jogo

A partida começou movimentada em São Januário. O Botafogo pressionou nos primeiros minutos e abriu o placar aos cinco. Diego Costa aproveitou cruzamento, matou no peito e chutou para a rede. No entanto, o Grêmio respondeu aos oito, em sua primeira chegada. Everton Galdino foi lançado e finalizou sem chance para Lucas Perri.

Após o revés, o Botafogo voltou a ter o domínio da partida. Junior Santos quase marcou aos 19 minutos, em chute próximo do gol. Em seguida, Marlon Freitas cabeceou com perigo. De tanto insistir, os donos da casa chegaram ao segundo aos 28. Diego Costa foi lançado na área e chutou para defesa de Gabriel Grando. No entanto, Junior Santos apareceu para pegar o rebote e mandar para a rede.

O Grêmio tinha dificuldade em avançar, mas quase empatou novamente aos 37 minutos. Lucas Besozzi fez boa jogada e chutou para boa defesa de Lucas Perri. Na cobrança de escanteio, o goleiro alvinegro salvou a equipe em duas oportunidades, após cabeceio de Carballo e finalização de Suárez. Assim, o Botafogo conseguiu manter a vantagem até o intervalo.

No segundo tempo, o Botafogo não deu tempo para o Grêmio buscar uma reação e marcou com menos de um minuto. Marlon Freitas aproveitou cruzamento e finalizou sem chance para Gabriel Grando. Só que assim como na etapa inicial, o Grêmio marcou em seguida. Aos quatro, Luís Suárez ficou com a bola na área e mandou para a rede.

Os visitantes se animaram com o gol e chegaram ao empate aos sete, novamente com Luís Suárez. O uruguaio foi lançado na área e finalizou na saída de Lucas Perri.

Mesmo após o empate, o Grêmio se manteve melhor em campo. No entanto, o Botafogo ainda buscava os avanços, mas pecava no setor ofensivo. Os gaúchos foram premiados pela postura e chegaram a virada aos 23 minutos. Luís Suárez tabelou com Villasanti e finalizou para a rede para marcar seu terceiro na partida.

O Botafogo foi obrigado a avançar após a virada. No entanto, os alvinegros sentiram o revés e não conseguiam criar boas chances. O Grêmio também diminuiu o ritmo e passou a administrar o resultado. Mesmo assim, os gaúchos quase ampliaram mais uma vez com Luís Suárez. Desta vez, o uruguaio mandou sobre o travessão. Depois, Nathan Fernandes fez grande jogada, deu um lençol em Marçal e mandou perto do gol.

Nos minutos finais, o Grêmio seguiu mantendo a posse de bola. Com isso, os gaúchos impediram uma pressão do Botafogo para garantir os três pontos em São Januário.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 3 x 4 GRÊMIO

Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 9 de novembro de 2023 (Quinta-feira)
Horário: 20h (de Brasília)
Árbitro: Ramon Abbati Abel (Fifa/SC)
Assistentes: Bruno Boschilla (Fifa/PR) e Thiaggo Americano Labes (SC)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Cartões amarelos: Carballo e João Pedro (Grêmio)
GOLS
BOTAFOGO: Diego Costa, aos 5min do primeiro tempo; Junior Santos, aos 28min do primeiro tempo; Marlon Freitas, aos 57s do segundo tempo
GRÊMIO: Everton Galdino, aos 8min do primeiro tempo; Luís Suárez, aos 4, 7 e 23min do segundo tempo

BOTAFOGO: Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Victor Cuesta e Hugo (Marçal); Danilo Barboza (Eduardo), Marlon Freitas e Tchê Tchê (Janderson); Junior Santos (Luís Henrique), Victor Sá (Carlos Alberto) e Diego Costa
Técnico: Lúcio Flávio

GRÊMIO: Gabriel Grando; João Pedro, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Ronald (Gustavo Martins), Villasanti e Carballo (Cristaldo); Lucas Besozzi (Ferreira), Everton Galdino (Nathan Fernandes) e Luis Suárez (JP Galvão)
Técnico: Renato Gaúcho

Foto: Alexandre Durão / Grêmio

Publicidade

Facebook